A Feira Vivercom, que acontece de 2 a 5 de outubro, em Curitiba, oferecerá uma boa opção para aqueles que sabem que para a obtenção uma vida saudável, por completa, é necessário associar atividades físicas à alimentação. Para isso, levará ao Parque Barigui (Expo Renault Barigui) o 1º Espaço Veg Curitiba, que acontecerá, simultaneamente, à Vivercom. O evento paralelo, organizado pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), oferecerá ciclo de palestras sobre alimentação vegana, feira e cozinha show, com preparação de pratos especiais.

Durante os quatro dias, empresas demonstrarão e comercializarão produtos que tenham a proposta de, além de trazer bem-estar, respeitem amplamente os animais. Portanto, nenhum dos produtos apresentados no 1º Espaço Veg Curitiba contêm substâncias de origem animal (carnes, leites e derivados, ovos, mel etc.), além de serem produtos que não foram testados durante o processo de desenvolvimento – usando animais como cobaia. A feira contará também, com o estande da SVB, que comercializará livros de receitas vegetarianas e veganas, estudos nutricionais, obras que abordam o impacto e a crueldade com os animais nos sistemas de produção, entre outros.

Por meio de uma Cozinha Show, o Espaço também oferecerá demonstrações da culinária vegetariana estrita (vegana) com chefs de diversas vertentes do vegetarianismo/veganismo. Serão elaborados pratos de alimentação crudívora, leites e queijos vegetais, doces e salgados, além dos pratos para o dia a dia. Além disso, o 1º Espaço Veg Curitiba oferecerá ao público um ciclo de palestras, que acontecerá no dia 3 de outubro. Serão seis palestras abordando o movimento vegetariano no Brasil, as questões nutricionais, impactos ambientais, questões éticas do consumo de animais etc. São elas: Veg por amor, às 15h; ONCA, às 16h; A alimentação e os direitos animais, às 17h; Nutrição vegetariana, às 18h; Alimentação e saúde muito além do prato, às 19h; e Atividade física e alimentação veg, às 20h.

Participarão do 1º Espaço Veg Curitiba os profissionais: Danielle Tetü Rodrigues – doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento, pela UFPR, e autora do livro “O Direito & os Animais: uma abordagem ética, filosófica e normativa”. Astrid Pfeiffer – especializada em dietas vegetarianas, conselheira da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), especializada em nutrição ayurvedica pela International Academy of Ayurved – Índia, e autora do livro: “A Cozinha Vegetariana de Astrid Pfeiffer”. Ricardo de Laurino – coordena há seis anos, voluntariamente, a SVB Curitiba e é autor da obra O Último Teste, livro de ficção que aborda as pesquisas em cobaias animais. Natália Chede – nutricionista, especializada em dietas vegetarianas e membro da SVB. Caio Kim e Tainá Navolar – Caio é escritor e músico, Tainá fez cursos de permacultura pelo Ipoema e de alimentação viva. Juntos são sócios do Buena Vibra – quitutes veganos e crudívoros. Flavio Giusti – apresentador do programa de TV VegetariRANGO

e artista multimídia. Adriano “Prana” Michalovicz – musicoterapeuta e naturopata. E Luciana de Freitas Brites – instrutora de Yoga e especializada em Cura Quântica Estelar. Atualmente, trabalha com alimentos veganos integrais, ministra cursos sobre alimentação e aulas de yoga.

O 1º Espaço Veg Curitiba acontecerá nos mesmos dias e horários da Vivercom. A participação nas atrações do evento da SVB é gratuita, sendo necessário, apenas, adquirir o ingresso para a entrada na Vivercom.

 

Serviço

1º Espaço Veg Curitiba

Feira Vegana

Dias: de 2 a 5 de outubro de 2014 (quinta-feira, sexta-feira, sábado e domingo)

Horários: das 14h às 22h (quinta, sexta e sábado). Das 14h às 20h (domingo)

Palestras

Dia: 3 de outubro de 2013 (sexta-feira)

Veg por amor

Horário: 15h

ONCA

Horário: 16h

A alimentação e os direitos animais

Horário: 17h

Nutrição vegetariana

Horário: 18h

Alimentação e saúde muito além do prato

Horário: 19h

Atividade física e alimentação veg

Horário: 20h

Cozinha show

Dia: 2 de outubro (quinta-feira)

Crudivorismo e alimentação viva

Horário: 16h

Crudivorismo e alimentação viva

Horário: 17h

Leites vegetais

Horário: 18h

Feijoadas e pratos veganos

Horário: 19h

Chef de cozinha

Horário: 20h

 

Dia: 3 de outubro (sexta-feira)

Vegetarirango

Horário: 16h

Feijoadas e pratos veganos

Horário: 17h

Equipe SVB

Horário: 18h

Pratos fáceis

Horário: 19h

Chef nutricionista

Horário: 20h

Dia: 4 de outubro (sábado)

Vegetarirango

Horário: 15h

Chef de Cozinha

Horário: 16h

Alimentação Viva

Horário: 17h

Feijoadas e pratos veganos

Horário: 18h

Leites vegetais

Horário: 19h

Equipe SVB

Horário: 20h

Dia: 5 de outubro (domingo)

Chef e nutricionista

Horário: 16h

Feijoadas e pratos veganos

Horário: 17h

Equipe SVB

Horário: 18h

 

Vivercom – 2ª Feira de saúde, fitness, alimentação e lazer

Data: de 2 a 5 de outubro de 2014 (quinta-feira, sexta-feira, sábado e domingo)

Horários: das 14h às 22h (quinta, sexta e sábado). Das 14h às 20h (domingo)

Local: Expo Renault Barigui – Parque Barigui | Curitiba-PR

Entrada: R$ 10 | Com convite R$ 5 (convites distribuídos no comércio de Curitiba, academias, parques etc. Ou, ainda, com o convite virtual, que pode ser adquirido em www.vivercom.com.br)