SÃO PAULO, SP – Cinco sindicatos, que representam várias categorias de funcionários da Air France, além do sindicato de pilotos da companhia aérea, exigiram nesta segunda-feira (22) a retirada, “sem precondições”, do projeto de desenvolver na Europa a Transavia, a companhia de baixo custo do grupo.
Em um comunicado conjunto, esses seis sindicatos exigem a “retirada sem precondições do projeto Transavia Europa, sinônimo de deslocamento de nossos empregos”, e pedem ao governo, acionista da companhia, que ponha fim ao projeto de desmanche programado da companhia”.
Os pilotos da companhia, há oito dias em greve, rejeitaram nesta segunda uma proposta da direção da companhia de suspender temporariamente (até dezembro) o projeto da sua filial de baixo custo.
No sábado, o SNPL (Sindicato Nacional dos Pilotos de Linha) anunciou o prolongamento da greve até a próxima sexta-feira (26) e não descartou ir além caso persista a “situação de bloqueio”.
Nesta segunda, o presidente do grupo AF-KLM, Alexandre de Juniac, propôs aos sindicatos suspender até dezembro o projeto para abrir a filial de baixo custo Transavia.
Em declaração à imprensa, a Air France afirmou que esta é uma “proposta final” para pôr fim à greve, que a empresa considera “infundada”.
No entanto, o principal sindicato de pilotos da Air France denunciou a proposta como uma “última provocação”, e “uma cortina de fumaça, que não oferece mais garantias do que as propostas anteriores e não resolve problema nenhum”.
O SNPL acusou Juniac de ser um “bombeiro piromaníaco”, e de “ter apostado por uma diminuição da mobilização depois dos oito primeiros dias”.
“Uma provocação como esta é inaceitável, após oito dias de greve e de alertas sobre as ameaças que pesam sobre os empregos na França”, afirma a nota do sindicato.
Desde o dia 15, mais da metade dos aviões da Air France permanecem em terra por causa da greve, a mais longa em quase 16 anos.
De acordo com a direção da companhia, a paralisação está causando perdas “que podem chegar a 20 milhões por dia”.
A empresa prevê uma pequena melhora da situação nesta terça-feira (23), quando 48% dos voos devem ser realizados. Nesta segunda, o índice foi de 42%.
Considerado pelos pilotos como um “caminho aberto para a transferência de empregos franceses”, a implantação da Transavia na Europa deve ser objeto de uma negociação antes do fim do ano, segundo a nova proposta da direção da companhia.
A Air France-KLM quer aumentar a frota da Transavia França de 14 para 37 aviões e manifestou vontade de abrir novas bases de sua filial de baixo custo na Europa a partir de 2015, empregando pilotos com contratos de trabalho assinados em outros países.
Segundo Juniac, haverá um diálogo para “dar aos pilotos as garantias necessárias”.
Nos últimos dias, o governo francês fez vários apelo pelo fim da greve.
O primeiro-ministro, Manuel Valls, disse nesta segunda que a direção da companhia fez propostas “razoáveis” e pediu o fim da paralisação dos pilotos “o mais rápido possível”.
“Hoje é necessário que o trabalho seja retomado”, afirmou horas antes o secretário de Estado de Relações com o Parlamento, Jean-Marie Le Guen.
Seu homólogo dos Transportes, Alain Vidalies, havia pedido na véspera “um compromisso” entre a direção e os sindicatos.
“É necessária uma atitude positiva nesta situação. Caso contrário, creio que o futuro da empresa poderá estar em jogo”, disse Vidalies, lembrando que a Air France, como as outras companhias aéreas tradicionais, enfrenta a concorrência de companhias de baixo custo e é “financeiramente frágil”.
A EMPRESA
Criada em 1966, a empresa tem uma frota de 35 aviões Boeing-737 (9 do modelo 700 e 26 do modelo 800) e tem em Amsterdã o seu principal aeroporto.
Na Holanda, a companhia opera também em Eindhoven, Roterdã, Groningen e Maastricht. Na França, o principal aeroporto é o de Orly, ao sul de Paris. Ao todo, a companhia faz voos para 88 destinos na Europa.
Em 1991, o maior acionário da empresa, o Nedlloyd, vendeu sua cota na holding (80% do total) para o grupo KLM.
A unidade dinamarquesa da companhia, a Transavia Dinamarca, sediada em Copenhague, funcionou até abril de 2011, mas foi fechada porque não atingiu as expectativas.
Nesta segunda-feira, vários voos entre a França e o Brasil foram cancelados. Para esta terça, são apenas dois.

Veja abaixo:
22 de setembro
Voos entre Paris e São Paulo
AF 456 – Paris-SP
AF 457 – SP-Paris
AF459 – SP-Paris
Entre Paris e o Rio
AF 444 – Paris-Rio
AF 443 – Rio-Paris
AF 445 – Rio-Paris
Entre Paris e Brasília
AF520 – Paris-Brasília
AF515 – Brasília-Paris
Dia 23 de setembro
AF 454 – Paris-SP (chegaria nesta terça às 6h15)
AF 459 – SP-Paris (19h10)