Não há dados oficiais disponíveis, mas acredita-se que o Brasil possui 1 milhão de hectares com plantio de agricultura orgânica e familiar, sendo que 95% deste plantio vem de pequenos e médios agricultores. Motivados não só pelos números, mas, principalmente, a paixão pelo negócio, os empreendedores Hário Tieppo e Jussara Solek Tieppo realizaram um sonho e compartilham no Bem Paraná.


Como surgiu a ideia de investir no agro negócio e por que orgânicos?
A nossa empresa, Verde Brasil, nasceu da vontade da minha esposa, Jussara Solek Tieppo, em contribuir com a melhoria da qualidade de vida da sua família de 10 irmãos. Honestidade, Respeito, Educação, Transparência e Paixão são os alicerces que contribuem para a construção de vidas mais saudáveis. Hoje, após 16 anos de muito trabalho, desenvolvemos nossas atividades numa empresa familiar na área rural de Piraí do Sul–Paraná, com um corpo funcional 23 colaboradores sendo 50 % pertencentes à família. Em 1998, compramos alguns alqueires no bairro rural Bonsucesso e convidamos alguns membros da família para ajudar na construção do sonho de formar uma boa empresa com base nos valores praticados pelas famílias Solek e Tieppo. A escolha pelo cultivo de alimentos orgânicos surgiu das pesquisas que realizamos sobre as técnicas de produção agrícola que faz o manejar de forma equilibrada do solo e demais recursos naturais (água, plantas, animais, insetos, etc.), promovendo a biodiversidade, conservando-os a longo prazo e mantendo a harmonia desses elementos entre si e com os seres humanos. Verificamos àquela época no final dos anos 90, que o mercado consumidor estava cada dia mais consciente dos malefícios do uso dos agrotóxicos e buscava por alimentos naturais e isentos de substâncias químicas nocivas à saúde. Começamos convertendo as terras em orgânicas e plantando verduras e legumes. Com a fábrica de polpas de frutas orgânicas congeladas agregamos valor ao produto alimentar e através da distribuição própria atingimos novos e maiores mercados consumidores.


Quais são os clientes e segmentos compradores?
Podemos visualizar três categorias de consumidores de produtos orgânicos: O consumidor ecológico, conscientizado e informado. O consumidor família, que busca qualidade de nutrição. O consumidor gourmet, sabe que os orgânicos são uma garantia de produto fresco e saboroso. Hoje vendemos para as redes de supermercados do Paraná e Santa Catarina e para as prefeituras da região dos Campos Gerais, atendendo ao programa de alimentação escolar que objetiva elevar a qualidade dos alimentos oferecidos para os alunos através dos produtos orgânicos e naturais. No começo tivemos muito trabalho para convencer as redes de supermercados quanto aos benefícios nutricionais e diferenciação na qualidade e sabor das polpas e geleias de frutas orgânicas Verde Brasil, pois o custo era superior ao dos produtos convencionais. Atualmente o processo se inverteu. O consumidor exige que as redes de supermercados ofereçam alimentos orgânicos e estamos aproveitando esta onda de crescimento. Além de aumentarmos nosso mix de polpas com vários sabores de frutas orgânicas, também lançamos este ano as mais nutritivas e saborosas geleias orgânicas.


Como é o envolvimento da empresa com projetos sociais e a conquista do selo de certificação orgânica?
Conquistamos a certificação orgânica no ano 2000 e nos especializamos no plantio de morangos orgânicos, em razão do cultivo tradicional desta fruta possuir os maiores índices de contaminação por agrotóxicos. Isso foi decisivo na condução da nossa missão de cultivar e transformar alimentos orgânicos, levando mais saúde para todos, expressando assim , o respeito pela vida. Alguns projetos sociais já fazem parte da política da empresa como a construção e manutenção de uma estufa que produz morangos orgânicos na APAE de Piraí do Sul, usando a tecnologia de canteiros elevados, facilitando o manejo e integrando inclusive os alunos cadeirantes.  Promovemos o Dia de Campo, onde recebemos os alunos da rede municipal de Piraí do Sul, que assistem a palestras sobre o cultivo orgânico, de como produzir respeitando e preservando o meio ambiente, esses mesmos alunos consomem na merenda escolar os produtos orgânicos produzidos pela Verde Brasil. Mais informações: www.verdebrasilorganicos.com.br


Curtas
*  Todas as terças-feiras tem a Noite do Crepe no Ticiano, restaurante do Quality Hotel Curitiba. O serviço de rodízio inclui 23 sabores de crepes e diversos molhos. Entre as opções salgadas estão peito de peru com tomate seco e mussarela, napolitana e bolonhesa. Al. Dom Pedro II, 740, Batel, a partir das 18 horas.

* Livro:O fim do poder de Moisés Naím. O poder já não é mais o que era antes. O poder está em erosão, é mais fácil alcançá-lo, mas difícil usá-lo, e muito mais fácil perdê-lo, diz o autor na introdução de seu livro. A visão verticalizada e ascensional de liderança, focada em status e hierarquia, em voga até o século passado, está defasada. Editora Leya-392 páginas.

* Negocia-se distribuidora de produtos odontológicos com clientela formada, loja física e virtual, além de 4000 itens de produtos para pronta entrega em todo o Brasil. Mais informações: [email protected]

* Na compra ou venda de imóvel a escolha do corretor que vista a camisa é fundamental para o sucesso da empreitada. Serviços personalizados e uma boa variedade de produtos, a parceria entre a imobiliária e o cliente é crucial. Com esta premissa Marlon dos Santos criou a Mafisa Imóveis. Av. Rep.Argentina, 3001 |41-3014-0080 | www.mafisaimoveis.com.br


Frase
Não é preciso entrar para a história para fazer um mundo melhor.
(Mahatma Ghandi)