Cardiologistas de todo o País promovem, hoje, o Dia do Portador de Marca-passo, uma campanha de utilidade pública que visa dar mais atenção e suporte para os milhares de brasileiros portadores de dispositivos cardíacos eletrônicos implantáveis, seus familiares e amigos. Em Curitiba haverá distribuição de cartilhas e esclarecimento de dúvidas com a participação de médicos e enfermeiras, na Santa Casa. Mais de 300 mil pessoas utilizam o dispositivo atualmente no Brasil e poucos sabem o que pode, o que não pode, quais os riscos e o que é lenda, em relação ao implante cardiovascular.
Segundo dados do Censo Mundial de Marca-passos e Desfibriladores, o Brasil perde nesses procedimentos para países vizinhos como Argentina, Uruguai e Chile. Por aqui são implantados 199 dispositivos móveis por milhão de habitantes, enquanto no Chile são 216, na Argentina 382, no Uruguai 578 e em Porto Rico 606 marca-passos por milhão de habitantes.

Em países desenvolvidos esses números são ainda mais expressivos: 746 na Espanha, 762 em Portugal e 767 marca-passos por milhão de habitantes nos Estados Unidos. Na França são 1.019, na Itália 1.048 e na Alemanha 1.267.
No Brasil atualmente há mais de 300 mil portadores desses dispositivos em uso, sendo que são implantados a cada ano em torno de 40 mil novos dispositivos, no âmbito do SUS, convênios e particulares.
Através da distribuição de cartilhas e explicações presenciais com o auxílio de painéis ilustrativos, pretendemos esclarecer a população sobre os principais dispositivos eletrônicos implantáveis cardíacos, suas indicações, cuidados pré e pós-operatórios, limitações para prática de esportes e possibilidades de interferências, afirma o presidente do DECA – Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial, Cláudio Fuganti.