O secretário de Desenvolvimento Econômico do município de Passo Fundo (RS), Carlos Eduardo Lopes da Silva, veio a Curitiba nesta segunda-feira (22) para conhecer programas e políticas voltadas para pequenos negócios. Silva estava acompanhado do consultor Mariano Macedo e recebeu informações sobre o programa Curitiba Empreendedora, atração de investimentos e desenvolvimento das economias digitais e criativas.

Os executivos gaúchos foram recebidos pela presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Gina Paladino, conheceram detalhes dos programas e assistiram a um vídeo sobre Curitiba, uma cidade sustentável.

Lopes da Silva disse que a prefeitura de Passo Fundo está implantando a Lei Geral e que pretende implantar um programa semelhante ao Curitiba Empreendedora, com a criação de um espaço para atender aos micro e pequenos empresários.

Conhecemos projetos semelhantes em outras cidades. Este intercambio na gestão pública deve ser valorizado já que tem reflexos direto no planejamento das cidades, disse.

O Programa Curitiba Empreendedora foi lançado em novembro do ano passado. É um conjunto de medidas para estimular o desenvolvimento e facilitar a vida das micro e pequenas empresas da cidade (segmento com faturamento de até R$ 3,6 milhões por ano). É o maior programa de incentivo ao segmento já implantado na cidade.

Juntamente com o programa foi criada Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e inaugurados Espaços Empreendedor, na Rua da Cidadania do Pinheirinho e na Rua da Cidadania Fazendinha. O pacote de incentivo às micro e pequenas empresas inclui também a regulamentação das compras da Prefeitura, incentivos não tributários, desburocratização e oferta de serviços, por meio de uma parceria com o Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa do Paraná (Sebrae/PR).