Na última segunda-feira, 22, 40 adolescentes, de 13 a 17 anos, e que estão em acolhimento institucional através da Fundação de Ação Social (FAS), desceram pela primeira vez a Serra do Mar, de trem, até Morretes.

A atividade faz parte da programação promovida pelo Pró-Cidadania para o Dia das Crianças. Queremos proporcionar um dia inesquecível aos meninos e meninas. Isso inclui alguns adolescentes em vulnerabilidade social que infelizmente tiveram pouco acesso a bens culturais e de lazer. A viagem de trem agrega informações sobre a cultura e a biodiversidade da região, além de ser incrivelmente bonita, explicou o supervisor de ação social do Pró-Cidadania, Rodolfo Schneider.

De acordo com a coordenadora de umas das instituições que participou do passeio, Patrícia Loyola de Camargo, o dia foi muito produtivo. Os meninos estavam eufóricos, eles nunca haviam saído do município, e nós, como educadores, ficamos felizes com as conquistas deles, declarou.

Durante o passeio, os adolescentes também fizeram um piquenique patrocinado pela Panificadora e Confeitaria San Germain, que participa da Semana da Abrasel.

Dia da Criança

As atividades do Pró-Cidadania em comemoração ao Dia das Crianças começaram no início de setembro.

Além dos passeios de trem, que beneficiarão 150 crianças e adolescentes, também estão na programação visitas ao Vagão Cultural; um circuito em mais de 50 restaurantes ligados a Abrasel, com um cardápio especialmente montado para 1,2 mil crianças; idas ao cinema (Cineplex Batel e Cinemateca de Curitiba); ao circo; à FTD Arena Digital e ao Centro Volvo Ambiental.

Segundo o superintendente do Pró-Cidadania, Gerson Guelmann, foram programadas atividades diferentes e inesquecíveis. Os passeios têm um tom lúdico, fugindo do que os que os meninos e meninas estão acostumados no dia-dia. O objetivo é fazer com que eles se sintam especiais, ressaltou.

Para animar ainda mais a festa da garotada, em todos os passeios o IPCC vai distribuir lanches compostos por doces, salgados, sucos e refrigerantes.

Para contribuir com as campanhas do Pró-Cidadania, entre em contato pelo telefone (41) 3040-1582.