As sessões plenárias na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) serão suspensas a partir desta terça-feira (23) até o fim do primeiro turno das eleições. Segunda a assessoria de imprensa, a suspensão até o dia 5 de outubro foi definida para que os candidatos possam dar prioridade às campanhas e também porque não há pautas urgentes para serem votadas.

Dos 54 de deputados, 46 tentam se reeleger e outros quatro são candidatos a deputado federal. Os demais não se candidataram nas eleições. A assessoria informou ainda que, mesmo sem o expediente no plenário, os salários dos deputados serão pagos integralmente, já que a função não se resume apenas dentro da Alep.

Na segunda-feira (22), houve uma sessão extraordinária para definir o novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). Por unanimidade, os cerca de 40 deputados presentes elegeram o auditor Ivens Linhares.

Candidato à vaga aberta com a aposentadoria de Caio Márcio Nogueira Soares, Linhares foi indicado pelo governador Beto Richa (PSDB), com base em lista tríplice elaborada pelo próprio tribunal, de acordo com a Alep.

O atual presidente do TCE-PR, Artagão de Mattos Leão, também participou da sessão especial, além de outros dois conselheiros – Durval Amaral e Fernando Guimarães – e servidores do tribunal.