FELIPE GUTIERREZ
BUENOS AIRES, ARGENTINA – Proprietário da cadeia de lanchonetes argentina Nac & Pop, o empresário Alex Gordon desapareceu no meio de uma crise de seu negócio. Os funcionários estão sem receber há três meses e as dívidas se acumulam.
Os próprios empregados contam do sumiço do empresário, enquanto o irmão dele, Gabriel Gordon, disse ao jornal “La Nación” que não sabe o seu paradeiro. “Se o encontrarem, me avisem”, afirmou.
O nome Nac & Pop é uma referência ao governo kirchnerista, que declara ter um projeto nacional e popular de país. A rede assegura usar produtos argentinos e brinca com a questão da nacionalidade em slogans como “Não é Mc, é Nac” (de nacional). Os ambientes são decorados com muitas referências aos ícones que o governo elege, como a Eva Perón.
Um dos sanduíches se chama “La Coca Sarli”, que é descrito como “100% carne e com pele”. Coca Sarli é uma atriz argentina que fazia filmes eróticos nos anos 1950 e 1960.
Os preços são baixos e muitos dos lugares ficam abertos 24 horas.
Atualmente, a cadeia de lanchonetes tem 170 funcionários e 16 pontos de venda, mas esse número já foi maior, pois quatro foram fechados.
Já houve uma tentativa de vender a rede, mas não prosperou. Um gerente, Jairo Rengifo, contou que os potenciais compradores nem mesmo haviam assumido o controle e já ameaçavam os empregados com violência física se os problemas financeiros do grupo fossem divulgados.
Agora, os empregados discutem a ideia de formar uma cooperativa para gerenciar a cadeia de lanchonetes.