SÃO PAULO, SP – O técnico de Rafael Nadal, Toni Nadal, não gostou da nomeação da ex-tenista Gala León como nova capitã da Espanha na Copa Davis.
“Eu fui pego totalmente de surpresa por isso. [Gala] não é uma pessoa que conhece o circuito masculino, o que é uma dificuldade a mais para ela. E creio que não conhece os jogadores. Pelo menos não o Rafael Nadal”, disse Toni em entrevista para a rádio RNE, da Espanha.
“E há também uma dificuldade logística, porque as equipes da Davis ficam muito tempo nos vestiários com pouca roupa e com uma mulher não deixa de ser estranho. Minha lógica me dizia que era mais normal que Juan Carlos Ferrero ou um ex-jogador fosse capitão”, afirmou.
Gala foi designada capitã da seleção espanhola na Davis depois da recusa de Carlos Moyá em continuar à frente da equipe. A ex-jogador será a primeira mulher a liderar o país na competição. Seu objetivo número um será levar a Espanha de volta à elite do tênis em 2016.
Os espanhóis perderam para o Brasil no penúltimo fim de semana pela repescagem da competição, em São Paulo, por 3 a 1.
Logo depois das críticas à escolha de Gala, Toni deu uma outra entrevista, dessa vez para a rádio Cadena Ser, para dizer que seu comentário não tinha cunho machista.
“Eu não disse nada ofensivo nem para [Gala] Garcia e nem para as mulheres. Eu me limitei a dizer que era um problema e continuo pensando assim. Não sou machista. Pode me tachar de antiquado, mas falar de machismo…”, disse Toni.