SÃO PAULO, SP – Em reunião em Zurique nesta segunda-feira (22), o Comitê Médico da Fifa apresentou proposta de implementar interrupções de até três minutos durante os jogos para que sejam avaliados jogadores com suspeita de concussão após sofrerem um trauma na cabeça.
De acordo com a proposta, o médico do time do jogador atingido deve entrar em campo e analisar se o jogador apresenta sinais de concussão. O árbitro só permitirá que o atleta continue em campo com a autorização do médico.
A nova orientação será avaliada nesta semana pelo Comitê Executivo da Fifa. A Uefa aprovou a medida na semana passada e iniciará sua implementação na semana que vem, quando começa nova rodada da Liga dos Campeões.
O problema das concussões em campo e suas consequências tem sido tema frequente de discussão especialmente depois da Copa do Mundo, quando situações repetidas de traumas na cabeça chamaram a atenção.
O caso mais emblemático foi o do atleta alemão Cristoph Kramer, que sofreu uma pancada na cabeça na final contra a Argentina e caiu desacordado.
Após a partida, o árbitro Nicola Rizzoli declarou ao jornal italiano “La Gazzetta dello Sport” que Kramer havia lhe perguntado após o choque se ele estava jogando a final da Copa. Recentemente, o jogador afirmou não se lembrar da partida.
No Brasil, o lateral uruguaio Álvaro Pereira, do São Paulo, bateu a cabeça no gramado em partida contra o Criciúma em agosto, pelo Campeonato Brasileiro, e caiu desacordado. Contrariando orientações médicas, ele voltou a campo logo em seguida.
Durante a Copa do Mundo, ele já havia feito o mesmo após desmaiar com uma joelhada na cabeça em jogo contra a Inglaterra.