Faltando 11 dias para as eleições algumas cidades do Paraná estão travando verdadeiras batalhas para reduzir a poluição eleitoral em áreas públicas. Em Guarapuava, Campina do Simão, Candói, Foz do Jordão e Turvo – na região central do Paraná – a 44ª Zona Eleitoral limitou o uso de cavaletes e propagandas de candidatos nas vias públicas e calçadas. A medida assegura que as calçadas devem ser mantidas com espaço acessível para pedestres e cadeirantes. Além disso, foi vetada propaganda eleitoral de qualquer natureza, ainda que removível diariamente em praças, jardins e áreas públicas. Outras regiões e cidades do Paraná também estão contestando o excesso de cavaletes e placas nas ruas. Assaí e Londrina são bons exemplos.

Mudança do Clima
Foi realizada ontem, em Nova York, a Cúpula do Clima das Nações Unidas 2014. Intitulada “Climate Summit: Catalyzing Action”, o evento reuniu líderes de todos os membros da ONU e representantes da sociedade civil, para discutir e propor ações para mitigar as causas e efeitos das mudanças climáticas. Entre os temas debatidos estão agricultura, transporte, energia, cidades, saúde e finanças. O objetivo da reunião é catalizar esforços para alcançar um acordo amplo, universal e significativo de combate às mudanças climáticas na COP 21, em Paris.

Efeitos dos desastres naturais
O Conselho Norueguês para Refugiados divulgou – aos participantes da Cúpula do Clima – um estudo apontando que os desastres naturais ocorridos em 2013 deslocaram três vezes mais pessoas do que os conflitos armados. Foram 22 milhões de pessoas deslocadas devido a desastres naturais, quase três vezes mais que o número de pessoas que saíram das suas casas devido a situações de violência.

Isso evidencia uma necessidade urgente de ajudar populações mais vulneráveis a lutar contra as alterações climáticas. Os dados foram apresentados na esperança de contribuir para um acordo global sobre alterações climáticas.

Mais bicicletas, menos impostos
Nesta semana, em que foi comemorado o Dia Mundial Sem Carro (22 de setembro), os brasileiros aproveitaram para questionar a falta de investimentos em mobilidade. A bicicleta – uma das alternativas de transporte mais sustentáveis e que deveria ser de fácil acesso para a população – é vendida no Brasil com uma carga tributária de 72,3% sobre o seu custo. O cálculo é parte do estudo encomendado pela Bicicleta para Todos, uma rede de mais de 210 entidades e empresas que pretendem ampliar o acesso dos brasileiros à bicicleta, seja para transporte, lazer ou prática esportiva.

Produção e consumo de bicicletas no Brasil
A alta carga tributária sobre a bicicleta é responsável, por exemplo, em manter 40% da produção nacional de bicicletas na informalidade. Outra consequência é a retração da produção e do consumo de bicicletas no país, apesar do momento favorável a investimentos nesse meio de transporte ativo e limpo. O Brasil é o 3º maior produtor de bicicletas no mundo, perdendo apenas para a China e para a Índia. É o 5º maior consumidor de bicicletas, representando uma fatia de 4,4% do mercado internacional. No entanto, quando observamos o consumo per capita de bicicletas, caímos para a 22ª colocação, o que significa um mercado emergente e um potencial de crescimento enorme.

Ranking do saneamento básico
Uma boa notícia para o Paraná: nenhuma cidade paranaense integra o Ranking do Saneamento 2014, que aponta as 20 piores cidades em saneamento básico. O recente estudo do Instituto Trata Brasil avalia a situação nos 100 maiores municípios brasileiros e reforça a necessidade de uma maior mobilização pelo saneamento básico nas regiões Norte e Nordeste do país.

Criação de animais para extração de pele será proibida em SP
A Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou nesta semana um Projeto de Lei que proíbe a criação de animais para a retirada da pele (PL 616/11). A proposta segue agora para sanção do governador para que comece a ser aplicada em todo o estado. A lista inclui a proibição da criação ou manutenção de qualquer animal nativo, exótico, silvestre, ornamental, doméstico ou domesticado para o uso na indústria de extração de peles. Entre os animais normalmente utilizados pela indústria da extração de pele estão: coelhos, raposas, texugos, esquilos, chinchilas, coiotes, focas, entre outros.