A Polícia Federal (PF) encontrou nesta terça-feira (23) uma chinesa de 23 anos que trabalhava há quase um ano em situação semelhante à de escravidão em uma loja de bijouterias de Araçatuba, em São Paulo.

Segundo informações, os donos da loja, que também são chineses, mantinham a jovem trancada no depósito de mercadorias, sem condições adequadas para comer ou dormir. Eles foram encaminhados para a sede da PF e poderão responder por trabalho escravo, pegando de 2 a 8 anos de prisão em caso de condenação.

A mulher, que mora há três anos no Brasil, era mantida no segundo piso do estqoeue, com um colchão no chão e coberto com tapumes de madeira e papelão. Ao que tudo indica, ela bebia água de dentro de um balde. A PF ainda encontrou estocado no chão pedaços de tomate e frango.

O caso foi descoberto após a PF ser acionada para averiguar uma denúncia sobre documentação e procedência de mercadorias. Funcionários da loja afirmaram que a chinesa era constantemente xingada e não podia sair do local, mas afirmaram não saber das condições em que ela vivia, até pelas dificulades de comunicação, já que ela não fala português direito.