O Paraná tem, de hoje até o final de semana, o primeiro alerta de temporal para a primavera. Uma frente fria avança pela Região Sul e chega ao Estado provocando chuvas e trovoadas, assim como o aumenta o risco de temporais. No começo da semana, o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres  (Cenad) encaminhou alerta para os estados do Sul, incluindo o Paraná, sobre a possibilidade de chuva forte hoje e amanhã.
Segundo informações da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, o alerta do Cenad era de chuva a partir da tarde de hoje no Oeste, Sudoeste, Centro-Sul, e Região Metropolitana de Curitiba (RMC), com risco de tempestade com raios, ventos fortes e até granizo em áreas localizadas. Para amanhã, a forte instabilidade deve atingir todas as regiões do Paraná.
Já segundo a previsão no site do Instituto Tecnológico Simepar, este é só o começo da instabilidade sobre as regiões paranaenses, pois os prognósticos indicam um elevado acumulado de chuva até o próximo fim de semana. Mas outros sites mostravam que a intabilidade no Estado deve durar até o meio da próxima semana, no mínimo.
A Defesa Civil estadual emitiu o alerta para todas as coordenadorias municipais de Defesa Civil (Comdecs), a fim de que se preparem para a possibilidade de eventos severos, como os ocorridos em junho e agosto deste ano.
Por causa da frente fria, o Paraná deve ficar com o céu encoberto nos próximos dias e com isso as temperaturas máximas tendem a sofrer queda, mesmo nas regiões mais quentes, como Norte e Noroeste, que ontem registraram máximas acima dos 30ºC.
Curitiba tem previsão de chuva de hoje até sábado, pelo menos, e com mínimas e máximas bem próximas. A oscilação vai de 13 a 20 graus, hoje, de 15 a 22 graus entre amanhã e a sexta-feira, e chega no sábado entre 13 e 18 graus.
Ontem, o dai foi de temperatuas agradáveis em todas as áreas paranaenses, e baixa umidade relativa do ar no interior. O sol apareceu durante todo o dia em todas as regiões.