A Prefeitura de Curitiba e a cidade de Himeji, no Japão, iniciaram entendimentos para incentivar o intercâmbio de estudantes entre as duas municipalidades. O assunto foi discutido em uma reunião, nesta quinta-feira (25), com a presença do cônsul-geral do Japão em Curitiba, Toshio Ikeda, e do representante do governo da província japonesa de Hyogo, Makoto Yamashita.

A intenção é instituir o intercâmbio nos moldes do que ocorreu entre os anos de 1995 e 2011, que tinha a participação do Colégio Positivo. A ex-coordenadora da iniciativa, a professora Lys Vilella e Celso Hartmann, diretor geral do colégio, também participaram do encontro.

Segundo Lyz Villela, cerca de 100 estudantes brasileiros viajaram ao país asiático durante os seis anos em que o convênio existiu. Este intercâmbio marcou a vida destes estudantes e até hoje as famílias, japonesas e brasileiras, são amigas, disse ela.

O cônsul geral, Toshio Ikeda, disse que há muito interesse da prefeitura de Himeji em retomar o intercâmbio.

Curitiba e Himeji foram formalmente declaradas cidades-irmãs no dia 14 de maio de 1984, por meio da lei 6.484.

Para celebrar os 30 anos da irmandade, uma delegação, chefiada pelo prefeito de Himeji, Toshikatsu Iwami, visitará Curitiba, entre os dias 6 e 8 de novembro.