Os resultados positivos do Atlético Paranaense no período pré-Copa do Mundo nunca esconderam os graves defeitos da equipe em 2014. Desde o início do Campeonato Brasileiro o time está entre os últimos colocados em precisão de passes, em posse de bola e nas estatísticas defensivas.

Mesmo quando ficou sete partidas seguidas sem perder, entre maio e julho, o Atlético já aparecia com números preocupantes, revelando um sistema defensivo falho, um meio-campo inoperante e um ataque que só funciona em situações de contra-ataque.
Hoje, o Atlético está em último lugar em precisão de passes, com 72,2%. O melhor nesse quesito é o São Paulo, com 81,2%. Em posse de bola, o time paranaense é o 17º colocado, com 45,8%. O melhor é o Atlético-MG, com 56,8%. Os dados são do site inglês WhoScored.
Uma equipe que erra muitos passes e fica pouco com a bola acaba sobrecarregando seu sistema defensivo. E os números mostram também a crise na defesa. O Atlético é o 14º em duelos aéreos vencidos, com 14,2 por jogo. É também a equipe que mais permite finalizações dos adversários, com 14,3 por partida. Nessa estatística, o mais eficiente é o Internacional, com 9,2 por jogo. O time paranaense é 17º em desarmes, com 18,4.
O setor ofensivo também apresenta problemas. Apesar de ter jogadores velozes, o Atlético é apenas o 18º em faltas sofridas, com 14,3 por jogo, e o 14º em dribles certos, com 6,3. A pontaria também preocupa. A equipe está em 16º lugar em finalizações certas, com 3,6 por jogo.
O Atlético apresentou esses números negativos com todos os técnicos que comandaram a equipe no Brasileirão: Miguel Angel Portugal, Leandro Ávila, Doriva e Claudinei Oliveira.
O treinador que mais se preocupou em recuperar a posse de bola e fortalecer o meio-campo foi Doriva, mas foi demitido pela diretoria após três vitórias, dois empates e três derrotas.

Na Arena

Escalação
O Atlético terá a volta do atacante Douglas Coutinho, que cumpriu suspensão na última rodada, para o jogo de domingo às 16 horas, contra o Corinthians, na Arena da Baixada. A tendência é que ele retorne no lugar de Mosquito. O técnico Claudinei Oliveira aguarda a recuperação do lateral-direito Mário Sérgio, dos atacante Cléo e Dellatorre e do zagueiro Dráusio, todos no departamento médico.