O álbum Abbey Road, dos Beatles, lançado em 1969, completou 45 anos nesta sexta-feira (26). O disco é emblemático não só pela qualidade musical, mas também pelo fato de ter sido o último gravado pelo quarteto formado por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr.

Na discografia oficial dos Beatles, Abbey Road é o penúltimo lançado. Depois dele veio Let It Be, cujo lançamento oficialmente é datado de 1970 – ano em que os fab four anunciaram o fim da banda. Contudo, as músicas de Let It Be foram gravadas antes das de Abbey Road. Apenas foram lançadas em álbum posteriormente. Nos dois discos, um fator indicava o fim iminente da banda mais famosa de todos os tempos: cada dia de gravação registrava a ausência de pelo menos um dos quatro Beatles.

A capa de Abbey Road é considerada uma das mais famosas da história do rock. Ela mostra Harrison, McCartney, Starr e Lennon, nessa ordem, atravessando a Abbey Road, uma rua na região norte de Londres – e onde ficava o estúdio em que os Beatles gravaram seus álbuns desde 1966.

Entre as músicas mais conhecidas do disco estão Something e Here Comes the Sun, ambas de autoria de Harrison, Come Together, assinada pela dupla Lennon/McCartney, e Octopus’ Garden, uma das duas únicas músicas compostas por Ringo Starr em seus tempos de Beatles – a outra é Don’t Pass Me By, do White Album.

Oficialmente, a última faixa de Abbey Road tem o nome The End, algo que muitos consideram um indício de que abanda estaria prestes a acabar. Porém, a edição original do disco traz uma faixa que não aparece no set list, intitulada Her Majesty.