A Associação Proteste de Consumidores também foca nas eleições presidenciais deste ano. A instituição que atua na defesa do consumidor, encaminhou dez aos presidenciáveis. Nossos pontos envolvem proteção e saúde dos consumidores, especialmente crianças, política econômica, proteção ao meio ambiente e neutralidade das redes, entre outros assuntos importantes, explica mensagem. As propostas foram encaminhadas no começo do mês aos três principais candidatos à eleição, para que assumam compromisso, caso sejam eleitos, com a consolidação das questões relativas à defesa do consumidor.

No documento entregue a Dilma Rousseff, Aécio Neves e Marina Silva constam dez propostas para os primeiros 100 dias de governo, selecionados por grandes segmentos, com prioridade aos temas que envolvem a defesa dos consumidores. Foi pedido aos candidatos adesão às propostas. O documento poderá servir, também, para os eleitores e entidades cobrarem durante o mandato dos eleitos a concretização das posições assumidas.


 

SAIBA QUAIS SÃO AS DEZ PROPOSTAS

1. Proteção da saúde e segurança dos consumidores: programa prioritário de luta contra a obesidade
2. Política econômica: eliminar as ineficiências que contribuem com o alto “custo Brasil”, trazendo benefícios aos consumidores
3. Foco na vulnerabilidade das crianças: proibição de propaganda na TV dirigida às crianças
4. Politica de educação para o consumo: introdução de educação financeira no currículo das escolas
5. Mobilidade: estímulo ao transporte público, com qualidade e segurança
6. Representação efetiva dos consumidores nas agências reguladoras
7. Meio ambiente: saneamento básico para todos, com coleta seletiva do lixo e reciclagem
8. Energia elétrica: manutenção de subsídios nas tarifas para baixa renda, além de modicidade tarifária para os demais consumidores
9. Implementação do direito à neutralidade das redes e proteção à privacidade, ao direito à informação livre e liberdade de expressão na internet no processo de regulamentação do Marco Civil e promulgação da Lei de Proteção aos Dados Pessoais
10. Corte de subsídios a produtores que desrespeitam o consumidor


RECRUTA-SE HOMEM PARA ESPIONAR
Consumidores com talento nato para espionar o atendimento prestado aos clientes devem ficar atentos a uma oportunidade de ganhar um dinheiro extra. A Shopper Experience — maior empresa do Brasil em avaliação do atendimento ao consumidor por meio de pesquisas com clientes secretos — está selecionando consumidores das principais capitais brasileiras para atuar no projeto Carro de Luxo 2014.

Os interessados devem ser proprietários de carros de luxo, fabricados de 2007 a 2012. A visita é sigilosa e o valor pago é de R$ 250; se o cliente preferir, pode doar o valor para a Associação Pró-Cura da ELA (www.procuradaela.com.br).

Os participantes devem residir em Vitória, Brasília, Florianópolis, Juiz de Fora, Curitiba, Natal, Uberlândia, Blumenau e Londrina. Para participar do projeto Carro de Luxo 2014, os interessados podem enviar um email para ricardobrito@shopper experience.com.br

Com a consolidação do Código de Defesa do Consumidor, o atendimento tornou-se um diferencial. Na prática, o brasileiro passou a ter consciência dos direitos que tem. Além de reclamar, esse consumidor propaga a opinião, positiva ou negativa, em redes sociais, analisa Stella Kochen Susskind, presidente da Shopper Experience.