Dez rodadas depois, o Coritiba está de volta na lanterna do Campeonato Brasileiro. Jogando no Beira-Rio, o time paranaense caiu diante do Internacional por 4 a 2. D’Alessandro, Alex e Eduardo Sasha (duas vezes) marcaram para os gaúchos, enquanto Leandro Almeida e Zé Love descontaram para o Coxa.

Com a derrota fora de casa, o time do Alto da Glória se isola na última colocação, com 23 pontos. São três derrotas consecutivas. Já o Colorado comemora a boa fase: são três vitórias seguidas, 47 pontos, a vice-liderança isolada e a redução da distância para o líder Cruzeiro em seis pontos.

O Jogo

Sem poder contar com o lateral-esquerdo Carlinhos (suspenso) e o volante Rosinei (em observação após levar pancada na cabeça), o Coritiba entrou em campo com uma formação bastante ofensiva. Na lateral, Dener assumiu a função, enquanto no meio de campo, Robinho foi recuado para atuar ao lado de Hélder. Elber, Zé Eduardo e Alex fechavam o quinteto do meio de campo, enquanto Joel fazia a função de centroavante.

E desde o começo da partida, o Coxa fez questão de deixar claro que não apenas a escalação era ofensiva. A equipe marcava no campo do adversário e incomodava Dida. Por outro lado, deixava espaços na defesa, especialmente nas costas do lateral esquerdo Dener. Espaços que Gilberto, Aránguiz e D’Alessandro sabiam explorar.

Até os nove minutos,  os paranaenses já haviam finalizado três vezes. Os gaúchos, duas. Mas num lance no mínimo imprudente de Leandro Almeida, a arbitragem assinalou pênalti em cima de D’Alessandro. Na cobrança, ótima defesa de Vanderlei, mas o argentino não perdoou no rebote. Entretanto, se no pênalti Leandro Almeida falhou, quatro minutos depois ele se redimiu usando a cabeça.

O Coritiba, que entrara em campo como o lanterna do campeonato, fazia um jogo de igual para igual contra o vice-líder do Brasileirão, e fora de casa. Foi quando o Saci gaúcho, sorrateiramente, deu um choque de realidade no time comandado por Marquinhos Santos. Primeiro, Alex recolocou o Inter na frente em lance estranho. Depois, em um lance ainda mais bizarro, Norberto tomou um verdadeiro drible da bola e deixou Sasha na cara do gol. 3 a 1 para o Colorado antes mesmo do intervalo.

No segundo tempo, o Inter recuou para tentar aproveitar os contra-ataques. Já o Coxa adiantou ainda mais a marcação. Era tudo ou nada. Joel e Robinho arriscaram. A trave disse não. Mas quando os gaúchos haviam se fechado ainda mais com a saída do meia Alex e a entrada do volante Bertotto, Zé Love, até então um dos piores em campo, apareceu para colocar os visitantes de novo na partida.

Com o 3 a 2 no placar e a boa atuação, o Coritiba dava sinais de que reagiria. Faltou, porém, combinar com os gaúchos e, especialmente, com Sasha. Desde os nove anos no Internacional, o jogador de 22 anos, nascido em Porto Alegre e que vive seu melhor momento na carreira, aproveitou contra-ataque puxado por Aránguiz para marcar o 4o gol dos donos da casa, fechando o placar e afundando o Coxa na lanterna. Antes do fim da partida, porém, as luzes no Estádio Beira-Rio, palco da última Copa do Mundo, se apagaram. Foram 14 minutos de “apagão”.

Ficha Técnica

Internacional 4 x 2 Coritiba

Internacional: Dida; Gilberto, Paulão, Juan e Fabrício; Willians, Aránguiz, Alex (Matheus Bertotto), D’Alessandro (Alan Patrick) e Sasha; Wellington Paulista (Valdívia). Técnico: Abel Braga.
Coritiba: Vanderlei; Norberto, Luccas Claro, Leandro Almeida e Dener; Hélder, Elber (Martinuccio), Robinho, Alex (Dudu) e Zé Love (Geraldo); Joel. Técnico: Marquinhos Santos.
Cartões amarelos: Willians (I) e Zé Love
Gols: D’Alessandro (11 – 1o), Leandro Almeida (15 – 1o), Alex (31-1o), Sasha (43 – 1o e 27 – 2o) e Zé Love (18 – 2o)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Público: 24.522 pagantes (28.287 total)
Renda: R$ 696.810,00
Local:  Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre

Principais Lances
Primeiro Tempo

6 –  Aránguiz chega pela direita, leva até a linha de fundo e toca para trás, aproveitando a chegada de Gilberto. O lateral chega batendo e manda por cima.

9 – D’Alessandro invade a área perto da linha de fundo e é derrubado por Leandro Almeida no carrinho. O árbitro marca pênalti para o Internacional.

11 – Gol do Internacional! D’Alessandro cobra o pênalti no canto, mas Vanderlei salta bem e defende. No rebote, porém, a bola sobra novamente para o argentino, que empurra para o fundo das redes.

15 – Gol do Coritiba! Alex cobra escanteio, a bola passa por toda a zaga e o goleiro, sobrando no segundo pau para Leandro Almeida marcar de cabeça.

23 – Gilberto cruza no primeiro pau, Wellington Paulista se antecipa à marcação e cabeceia  forte, perto do gol.

27 – Nova cobrança de escanteio de Alex e a bola cai nos pés de Zé Love, na pequena área. O atacante, porém, não consegue finalizar.

29 – Wellington Paulista recebe de D’Alessandro, invade a área e chuta cruzado. Vanderlei faz boa defesa.

31 – Gol do Internacional! Aránguiz cruza para Wellington Paulista, que se emrola com a bola e Vanderlei consegue defender. No rebote, porém, Alex completa para o gol.

38 – Alex cobra falta da entrada da área. A bola desvia na defesa e engana Dida, mas vai para fora.

43 – Gol do Internacional! Alex lança no meio dos zagueiros, a bola vai nas costas de Norberto e sobra para Sasha, livre, marcar o terceiro.

Segundo Tempo

12 – Robinho recebe na entrada da área, corta dois marcadores e chuta forte. A bola desvia em Dida, bate na trave e a zaga tira.

15 – Joel recebe, arma e chuta de fora da área. A bola explode na trave e vai para fora.

18 – Gol do Coritiba! Paulão falha e deixa para Martinuccio, que bate cruzado. Atento, Zé Love completa para o gol.

27 – Gol do Internacional!  Aránguiz puxa contra-ataque, entrega para Sasha, que toca para Valdívia e recebe de volta. O jovem bate cruzado e vence Vanderlei.

36 – Bola cruzada no segundo pau e Geraldo aparece para finalizar. Dida salva o Inter e, na sequência, acaba a luz no estádio Beira-Rio. Foram 14 minutos no escuro.

40 – Joel recebe dentro da área, bem posicionado. O camaronês bate rasteiro, mas em cima de Dida, que segura firme a bola.