Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia apontam que cerca de 17 milhões de pessoas no Brasil são afetadas, anualmente, por doenças cardiovasculares e as mortes chegam a 300 mil. A realidade já é ruim, mas as previsões são piores ainda: de acordo com um estudo da Universidade de Columbia (EUA), no ano de 2040, o Brasil será o primeiro país do mundo em mortalidade cardiovascular, estimando-se um aumento de 250% de mortes.

Para lembrar o Dia Mundial do Coração, que é comemorado em 29 de setembro, a Sociedade Paranaense de Cardiologia promove, na terça-feira (30), uma ação de conscientização sobre os riscos cardíacos. Em Curitiba, o evento ocorre na Praça Rui Barbosa, das 9 às 17h. O tema da campanha deste ano é Amor pela vida é… Cuidar do seu coração.

No evento, a população receberá informações sobre prevenção de doenças cardíacas, orientação de residentes de Cardiologia, de cardiologistas, estudantes de Medicina da Liga de Cardiologia e profissionais do DEMP – Departamento de Estudo Multiprofissional da Sociedade Paranaense de Cardiologia, e poderá aferir a pressão arterial. A cada dois minutos, uma pessoa sofre infarto e a cada minuto, um brasileiro morre.

A cartilha da Sociedade Brasileira de Cardiologia, que será distribuída na ação, mostra que quase metade das pessoas que morrem em decorrência de doenças cardíacas está na faixa etária dos 15 aos 69 anos. O material também apresenta que pelo menos 80% das mortes prematuras poderiam ser evitadas com hábitos saudáveis, como: alimentação balanceada, atividade física regular, eliminação do tabaco e o álcool e controle da pressão arterial.