A liderança do candidato à reeleição, governador Beto Richa (PSDB) foi confirmada na penúltima pesquisa do Instituto Ibope divulgada ontem. Richa manteve os mesmos 47% das intenções de voto da sondagem divulgada no último dia 19. A pesquisa mostra queda do segundo colocado, o senador e candidato Roberto Requião (PMDB) tinha 30% e caiu para 28%. A senadora Gleisi Hoffmann (PT) também teve queda. A petista tinha 14%, depois caiu para 12% e agora aparece citada por 9% dos entrevistados. O candidato Ogier Buchi (PRP) pontuou mais uma vez a aparece com 1% dos votos, segundo o Ibope. 

Os candidatos Bernardo Pilotto (PSOL), Geonisio Marinho (PRTB), Rodrigo Tomazini (PSTU), e Tulio Bandeira (PTC), somados, não foram citados por 1% dos entrevistados. Os eleitores que disseram votar em branco ou nulo somam 7% e não sabe/não respondeu são 7% dos entrevistados.
Considerando apenas os votos válidos, excluindo brancos e nulos, e considerando a margem de erro de três pontos para mais ou para menos, Beto Richa teria 54,6%. Os eleitores que disseram votar branco ou nulo subiram de 4% para 7%, segundo o Ibope. E os eleitores indecisos passaram de 5% para outros 7%.
A próxima pesquisa Ibope antes do primeiro turno deve ser divulgada no sábado (04) de véspera das eleições. O registro da sondagem foi feito ontem e deve ser a última pesquisa do primeiro turno – chamada boca de urna. A sondagem encomendada pela RPC-TV foi realizada entre os dias 26 e 28 de setembro ao custo de R$ 72.240 e foram entrevistados 1.204 eleitores em 65 municípios do Paraná. O nível de confiança é de 95%.
Segundo turno — A pesquisa Ibope divulgada nesta segunda-feira (29) também simulou segundo turno entre os três candidatos melhores colocados. Em um cenário disputado por Beto Richa (PSDB) e Roberto Requião (PMDB), Richa teria 52% dos votos contra 33% de Requião, segundo o instituto. Entre os entrevistados pelo Ibope, 8% disseram votar branco ou nulo e 6% não souberam ou não quiseram responder.
Contra Glesi Hoffmann (PT) em um eventual segundo turno, Beto Richa venceria com 58% e a petista teria 25% da dos votos. Nesse cenário, os votos brancos e nulos seriam 11% e não sabe ou não respondeu somam 7% dos entrevistados pelo Ibope.
Rejeição — Quando perguntados em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum, o candidato Roberto Requião é o que tem maior índice de rejeição, com 23% dos entrevistados. A candidata Glesi Hoffmann aparece com 22% de rejeição e Beto Richa tem 16%, segundo o Ibope. O candidato Tulio Bandeira é citado por 8% dos entrevistados. O candidato do PRP Ogier Buchi é rejeitado por 7% e Rodrigo Tomazini também por 7% dos ouvidos pelo instituto. Outros 6% votariam em qualquer um dos candidatos.
Metodologia — O levantamento do Ibope, feito a pedido da RPC TV, a um custo de R$ 72.240. Foram entrevistados 1.204 eleitores os dias 24 (quarta-feira) e 29 (hoje, segunda-feira) de setembro. Sob o registro PR-00042/2014 no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e BR-000886/2014 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a pesquisa tem um nível de confiança de 95% e uma margem de erro de 3% para mais ou para menos.

Senado

Alvaro mantém vantagem folgada
Na pesquisa para o Senado, o Ibope mostra que o candidato à reeleição Álvaro Dias (PSDB) mantém a liderança isolada, com os mesmos 63% da última pesquisa Ibope. O candidato Ricardo Gomyde (PCdoB) subiu de 6% para 7% na pesquisa divulgada nesta segunda-feira (29). Já o terceiro colocado, Marcelo Almeida (PMDB), caiu de 4% para 2% dos votos, segundo o Ibope. O candidato Professor Piva (PSOL) e Adilson Silva (PRTB) têm 1% cada. Os candidatos Castagna (PSTU), Luiz Barbara (PTC) e Mauri Viana (PRP) não foram citados por 1% dos entrevistados.