O último estudo do Secovi-PR, realizado pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário e Condominial (Inpespar), estima que ainda existam cerca de 3.100 terrenos sem construção — ou imóveis de baixo valor ofertados apenas pelo terreno — ofertados à venda em Curitiba. Segundo o presidente do Inpespar e vice-presidente de Economia e Estatística do Secovi, Maurício Moritz, cerca de 30 bairros tem menos de 19 terrenos ofertados. Se olharmos o mapa da cidade, estes bairros circundam a região central, aponta.
Segundo o vice-presidente de vendas do Secovi-Pr, Luciano Tomazini, o crescimento de oferta pode ser observado em bairros como, por exemplo, o Butiatuvinha, Boqueirão, Cajuru e Santa Felicidade. Temos ainda diversos bairros nos quais as ofertas de terrenos está localizada em condomínios fechados, sendo eles: Abranches, Butiatuvinha, Campo Comprido, Pinheirinho, Santa Felicidade e Umbará, explica.
A pesquisa aponta ainda os bairros onde se encontram a maior quantidade de terrenos à venda, mais de 100 unidades, dispostos em sete bairros da cidade: Pilarzinho, Umbará, Xaxim, Campo Comprido, Uberaba, Boqueirão e Santa Felicidade. Estes sete bairros concentram mais de 31,5% das ofertas, calcula Tomazini.