Durante toda esta semana, mais de 1.850 alunos do Centro de Atividades Pedagógicas Vila da Cidadania (CAPVC), em Piraquara, região metropolitana de Curitiba, simulam o processo eleitoral que acontece no dia 5 de outubro e escolhem os representantes políticos que irão atuar na cidade-mirim da Vila.

Os alunos criaram partidos, montaram chapas e campanhas, elaboraram propostas e gravaram o Horário eleitoral veiculado na Rádio e na TV Cidadania, mantidos pelos estudantes. O objetivo da ação é promover práticas cidadãs e o direito ao voto consciente para o desenvolvimento socioeconômico do país.

Para os professores Elival do Couto Souza e Lúcio Sérgio Ferracin, coordenadores do CAPVC, a iniciativa favorece o exercício da cidadania. Os alunos precisam entender a importância de escolher os representantes e de acompanhar suas ações durante a gestão, comentou Elival.

A Vila conta com uma cidade-mirim com toda estrutura de uma cidade, onde os estudantes exercitam práticas cíveis, como o direito ao voto. Eles têm entre 11 e 17 anos e frequentam as oficinas no contraturno. O projeto de exercer na prática os três poderes visa formar uma consciência política mais participativa em nossos alunos, complementou Lúcio.


ALUNOS APROVEITAM OPORTUNIDADE
As alunas Ani Caroline de Morais, 15 anos, do Colégio Estadual Ivan Ferreira do Amaral, em Campina Grande do Sul, e Rosalinda Ingrid de Souza, 12 anos, do Colégio Dr. Gilberto Alves do Nascimento, em Piraquara, experimentaram a responsabilidade que milhões de pessoas terão durante a votação nas eleições deste domingo. É muito legal ver toda a Vila preparada para as eleições. Tenho colegas do meu colégio que são candidatos a prefeito e a juiz. Tudo que aprendemos nas eleições da Vila será colocado em prática daqui a alguns anos, quando tiver de votar, comentou Ani.

Luiz Henrique Xavier, 13 anos, aluno do Colégio Estadual Vila Macedo, em Piraquara, é candidato a juiz. Para ele, a oficina dos três poderes faz a pessoa pensar diferente, olhando para o futuro com uma dose extra de cidadania. Eu sou candidato a Juiz e quero ajudar a transformar a Vila da Cidadania em um espaço ainda melhor, afirmou.

Para Rosalinda, o projeto possibilita conhecer melhor o processo eleitoral e discutir aspectos políticos importantes. Visão compartilhada pelo aluno Luiz Guilherme Fachini (14), do Colégio Estadual Anibal Khury, em Curitiba. Ampliamos nossos conhecimentos. Com as eleições na Vila, conhecemos novas propostas para melhorias aqui e na escola, sempre pensando em cidadania, mencionou Luiz Guilherme.


Centro atende 14 instituições de seis cidades
O Centro de Atividades Pedagógicas Vila da Cidadania atende 14 instituições de ensino de Piraquara, Curitiba, Pinhais, Quatro Barras, Colombo e São José dos Pinhais. Os alunos dessas instituições participam de atividades de complementação curricular voltadas para educação financeira, sustentabilidade, empreendedorismo, cidadania e geração de rendas, de acordo com a faixa etária.

As ações desenvolvidas na Vila da Cidadania fazem parte do Programa Superação, da Secretaria de Estado da Educação, e os alunos contam com transporte e alimentação.

Os temas das atividades são distribuídos de acordo com a faixa etária. Os alunos da 5ª série trabalham a temática Meio ambiente, os da 6ª série trabalham Segurança, os da 7ª série, Cidadania e os da 8ª série, Cultura. Os estudantes do ensino médio trabalham com o tema Trânsito. Os alunos dos colégios que participam do programa Superação da Secretaria da Educação têm transporte e alimentação garantidos na Vila da Cidadania.

Com espaço privilegiado de 30.000m situado no município de Piraquara, possui estrutura adequada para a implantação de propostas pedagógicas de complementação curricular. Participam das atividades 42 estabelecimentos de ensino de Curitiba e região metropolitana (Piraquara, Pinhais, Quatro Barras, Colombo, São José dos Pinhais).