Propagado por mamães famosas, como a modelo Gisele Bündchen, o colar de âmbar tem caído no gosto de mães brasileiras. O motivo seriam as propriedades analgésicas e anti-inflamatórias naturais. No entanto, a ONG Criança Segura faz um alerta sobre os riscos que o adereço oferece à vida do bebê.

A coordenadora-nacional da ONG Criança Segura, Alessandra Françoia, ressalta que crianças não devem usar nenhum tipo de cordão em volta do pescoço. Existe o risco de estrangulamento. Françoia ainda não recomenda que o colar seja usado em outras partes do corpo, como calcanhar. As pedrinhas podem se soltar, a criança pode engolir e engasgar.

Âmbar

O colar é feito do âmbar, uma resina vegetal fossilizada. O âmbar é apontado como terapêutico oriundo da região báltica. Entre os benefícios estaria a capacidade de aliviar os desconfortos da fase da dentição, como dor, febre e inchaço das gengivas.

Sites que vendem o produto também afirmam a capacidade do colar de atuar sobre cólicas, doenças respiratórias, alergias, eczemas e até melhoria da qualidade do sono.