FERNANDA ODILLA E PAULO PEIXOTO
BELO HORIZONTE, MG – A campanha do candidato petista ao governo de Minas, Fernando Pimentel, conseguiu, pela segunda vez, direito de resposta no programa eleitoral de seu principal o opositor, o tucano Pimenta da Veiga.
Estacionados nas pesquisas de intenção de votos, os tucanos intensificaram os ataques nas duas últimas semanas. Escalaram até o personagem Nerso da Capitinga, do humorista Pedro Bismarck, para criticarem o petista.
Nesta segunda-feira (29), o TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas) concedeu direito de resposta à campanha petista por conta de inserções que associavam Pimentel a investimentos do governo federal no porto de Cuba.
Como os seis juízes se dividiram em relação ao pedido da coligação encabeçada pelo PT, foi preciso o voto de desempate do presidente do TRE-MG, desembargador Geraldo Augusto, que decidiu pelo direito de resposta.
Pimentel terá direito a um total de três minutos do programa de televisão do adversário nesta quarta-feira (1°).
O TRE-MG considerou que a coligação encabeçada pelo PSDB veiculou informação inverídica sobre contrato do em propaganda nos dias 15 e 17 de setembro. De acordo com a decisão da Justiça, houve “má fé, já que o referido contrato não foi firmado na gestão de Pimentel à frente do ministério do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Exterior”.
Na quinta (25), o TRE-MG já havia concedido aos petistas um minuto no programa do PSDB por ter classificado como “ofensivo” à interpretação dada pelos tucanos no rádio e na televisão aos processos que Pimentel responde na Justiça. Ele nega todas as acusações.