O Departamento de Trânsito do Paraná informa que as agências e correspondentes bancários que funcionam dentro de unidades da autarquia permanecem abertas, apesar da greve da categoria em todo Brasil, iniciada nesta terça-feira (30). O atendimento, no entanto, será exclusivo para receber taxas do Detran.

Os usuários também podem efetuar pagamentos nos caixas eletrônicos e em transações online do Banco do Brasil. O Sicredi e Bancoob (Rede Sicoob), como são cooperativas de crédito, não aderiram ao movimento grevista, e continuam a receber os débitos do Detran normalmente, no autoatendimento, internet e presencial.

LICENCIAMENTO

Por enquanto, o pagamento do Licenciamento Anual – exercício 2014 – só está disponível nas agências e correspondentes bancários do Banco do Brasil e Sicredi. O Detran vai aguardar o desdobramento da greve para definir se altera ou não o calendário de pagamento. O vencimento da taxa para veículos com placas finais 6, 7 e 8 ocorre até 30 de outubro.

Estamos acompanhando a situação e, se a greve persistir, podemos alterar e prorrogar o calendário já estabelecido. Isso já foi feito nos últimos anos em respeito ao cidadão que não conseguia pagar os débitos e pode ser feito novamente, caso necessário, adianta o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Vale lembrar que esta possível alteração implica que os veículos dentro deste prazo específico não sejam autuados pelos órgãos de fiscalização por falta de pagamento e que o atraso ao quitar taxas do Detran e multas de trânsito não incidem juros ou correções, completa ele.

A tabela completa com as datas e a consulta a situação do veículo estão disponíveis no site www.detran.pr.gov.br.

Somente após o pagamento do Licenciamento Anual e de todos os demais débitos, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo é enviado para o endereço cadastro junto ao sistema do Departamento. Por isso, o Detran reforça o a importância de manter sempre os dados cadastrais atualizados.

LEGISLAÇÃO

Quem for flagrado com veículo não licenciado comete uma infração gravíssima de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A multa é de R$ 191,54 e a penalidade é de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Como medida administrativa o proprietário tem o veículo apreendido.