LEANDRO MACHADO
SÃO PAULO, SP – Um grupo de sem-teto faz um protesto na noite desta terça-feira (30) na zona oeste de São Paulo contra a reintegração de posse do terreno onde está, desde o início do mês, a ocupação Chico Mendes.
O grupo saiu em passeata por volta das 18h30 e cerca de 30 minutos depois fechou os dois sentidos da avenida Francisco Morato, na altura do número 4.000. O grupo fez barricadas com pneus e outros objetos, que foram incendiados. Segundo os manifestantes, cerca de 800 pessoas participam do ato.
Os manifestantes afirmam ter recebido na segunda-feira (29) a ordem de reintegração de posse do terreno entregue por um oficial de justiça. A Secretaria Municipal de Habitação e o Tribunal de Justiça foram procurados, mas afirmaram não ter informações sobre a reintegração do local.
“A nossa manifestação de hoje é para dar um recado ao Haddad. Para ver se ele vai ter a coragem de, às véspera das eleições, despejar essas famílias sem dar uma solução para o problema de moradia delas”, afirmou Natália Szermeta, coordenadora do MTST.
A ocupação começou na última sexta-feira (5) em uma área pública, que fica entre o cemitério Ghethsêmani e um condomínio de alto padrão. Um trecho do lote, que não foi invadido, é particular. Segundo os sem-teto, a área de 30 mil m2 estava abandonado e é uma Zeis (zona especial de interesse social) desde agosto, quando o Plano Diretor foi sancionado.
No último dia 18, o grupo que ocupa o terreno fez um outro protesto contra um condomínio de luxo construído ao lado da ocupação. O grupo afirma que ele foi construído em uma Zeis, o que foi negado pela prefeitura. A administração afirmou que apenas uma parte do terreno ao lado do condomínio, onde há a ocupação dos sem-teto, se enquadra como uma Zeis.
O grupo também fez um protesto na frente do mesmo prédio de luxo, no último dia 11. Os sem-teto afirmavam na ocasião, que os moradores do condomínio jogam pedras, garrafas e lixo contra os barracos mostrados no terreno ao lado, além de xingar os sem-teto.