Um dos problemas mais comuns de acometer os idosos é a solidão, que muitas vezes desencadeia outros problemas de saúde. Entretanto, a terceira idade já está mais consciente de sua condição e busca meios para se manter saudável e sociável.
Carmen Dalva Freitas, de 77 anos, participa de um grupo de idosos que se reúne semanalmente para fazer atividades como bordado, tricô e crochê, além de bater um papo e organizar viagens. A cada semana, a gente leva um salgado, outra leva um doce, e aí fazemos um lanche. No final do mês tem um bingo e cada um leva um brinde. Quem ganha, já sai. Assim, todo mundo ganha alguma coisa, explica.
O grupo é importante para a gente sair da rotina do idoso. Normalmente (quem está no grupo) são pessoas que já perderam o marido, os filhos já casaram, conta. O grupo conta hoje com 35 pessoas, todas mulheres. Para Carmen, um sinal de que os idosos — e especialmente as idosas — estão se cuidando mais. A gente é idoso só uma vez na vida, mas ainda assim tenho a impressão de que os idosos de hoje se cuidam mais. Vejo muita preocupação com a saúde, o bem-estar, finaliza.

Programa saúde — O grande segredo da saúde é a prevenção. E percebemos que os idosos estão começando a entender os benefícios mental e corporal dessa atitude, diz Milton Zymberg, diretor do laboratorio Frischmann Aisengart, que há uma semana lançou um programa dedicado à terceira idade, o Programa Frischmann Saúde.
Todas as semanas as unidades Batel, Santa Felicidade e Fontana recebem — em parceria com a Trainning — as pessoas da terceira idade para atividades físicas e culturais. Ontem, eram cerca de 40 pessoas reunidas na unidade Batel. Essa adesão mostra o interesse deles pelo bem-estar. Todos temos de nos movimentar, diz Zymberg.
Os laboratórios Frischmann Aisengart realizam cerca de um milhão de exames por ano em Curitiba e Região. Deste total, 25% são procedimentos que envolvem pacientes acima dos 60 anos. Esse foi um dos motivos da campanha do Frischmann mirar neste público. É uma forma de retribuirmos para a sociedade, conta o diretor do laboratório.