Almoçar fora de casa está ficando cada vez mais caro. Uma pesquisa feita por uma empresa que administra cartões-refeição comprovou que, nos últimos dois anos, o preço de um prato subiu mais de 20% no país. O gasto hoje, em média, é R$ 30,14 por uma refeição. Para controlar os gastos e até para deixar a alimentação mais saudável, cada vez mais pessoas têm aderido à marmita. Eu consigo economizar uns R$ 300 e o meu marido, mais ou menos essa mesma quantia, afirma Deisi de Fátima França, assistente administrativa da Vivo, empresa que mantém o programa Bem Perto Nutrição.

Deisi conta que, além da boa economia, gosta de cozinhar e, por isso, sempre prepara o almoço junto como o jantar da véspera. Depois que minha filha nasceu, mudamos os hábitos alimentares lá em casa e trocamos o lanche da noite por refeições mais equilibradas e mais leves, revela. Além de perder peso, Deisi ganhou mais disposição para o trabalho diário. Na marmita, Deisi inclui uma porção de feijão, arroz, carne e legumes. A salada, com alimentos frescos e colhidos da horta do pai, ela leva em um potinho separado.

Maressa Aline e Silva, também assistente administrativa da Vivo, aderiu à moda da marmita para perder peso. Eu consegui eliminar uns 2 quilos, conta. Ela ressalta que, além de saber o que está comendo, por ter consciência de como foi preparado, com a marmita ela acaba evitando a gula. Você acaba comendo aquela quantidade que pré-determinou e pronto, diz. Maressa, que prepara os alimentos, afirma que leva sempre a mesma coisa: feijão, arroz e carne moída.

Outra adepta é Jaqueline Fernandes de Paula, também fucionária da Vivo. Não tem como comparar. Trazendo de casa, alimentos frescos, eu me sinto melhor. Não fico mais com aquela sensação de estufamento e sonolenta como antes, explica. Além do almoço, Jaqueline ainda leva para a empresa o lanche da tarde. Eu gasto menos da metade do que gastaria de fosse comer fora, resume. E como alimentos frescos e feitos do modo certo, sem muito sal ou gordura, diz.


CONSULTOR PERDEU 10 QUILOS
O consultor da Academia Hype Fitness, Eduardo Neutzling, 26 anos, aderiu a moda das marmitas há mais tempo, cerca de cinco anos. Primeiro foi para perder peso. Eu perdi uns 10 quilos e agora é para manter o condicionamento físico, o peso e ter uma alimentação realmente saudável, conta.

Neutzling não costuma carregar apenas uma marmita, mas várias. Como se alimenta a cada três horas, ele usa uma bolsa térmica para poder levar o necessário para o tempo que ficará fora de casa. Quando começo a ficar meio estressado, vou lá e pego o meu lanche na minha marmita é já me acalmo, conta.

Como prepara a própria alimentação, ele revela que tem certeza do que está comendo. Com a estratégia, além de perder peso, mas em forma de gordura, ele revela que consegue manter o condicionamento físico e o porcentual de gordura baixo. O ganho em termos de saúde é fantástico, além da economia que faço, ressalta. Eu acabo gastando por semana quase o que gastaria em apenas um almoço nas proximidades da academia onde trabalho, resume

EMPRESA INCENTIVA FUNCIONÁRIOS
O programa da Operadora Vivo é personalizado e voltado para a reeducação alimentar dos funcionários e familiares. De acordo com a coordenadora, a nutricionista Mariana Fernandes, é focado para auxiliar a melhora dos hábitos alimentares, baseado em uma abordagem multidisciplinar e de acordo com as orientações definidas pelo Consenso Latino-Americano de Obesidade, Associação Americana de Cardiologia, Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Organização Mundial de Saúde. Ele surgiu em 2006 em São Paulo e chegou ao Paraná em 2007 atendendo 9 funcionários. Hoje, já são 120 colaboradores e pela primeira vez os familiares podem participar do acompanhamento. Só no ano passado, foram eliminadas 14 toneladas de peso.

A iniciativa busca promover a qualidade de vida e saúde, por meio de uma alimentação balanceada, adequando os hábitos alimentares do colaborador com a sua rotina. Além de prevenir e auxiliar o tratamento de qualquer doença, evitando a obesidade, diabetes, infarto, derrame e hipertensão, com uma alimentação equilibrada.

Em setembro deste ano, ele foi ampliado para a família. Atualmente, quase 4 mil trabalhadores estão no programa. Isso quer dizer que temos cerca de 4 mil cardápios diferentes, porque o nosso trabalho é individual e de acordo com as necessidades e o gosto do funcionário, explica.

Mariana ensina que a montagem e transporte da marmite exige cuidados. De acordo com ela, alimentos com molhos a base de leite, creme de leite e queijos devem ser evitados. Eles são muito perecíveis e podem estragar, revela. As frituras e carnes vermelhas também integram a listo do que não deve ir para a marmita. A fritura perde textura e fica muito encharcada de óleo. Já a carne vermelha costuma ficar dura, principalmente se for em forma de bife, explica.


MANUAL PARA UMA BOA MARMITA

Como muitas vezes os alimentos levados na marmita são preparados na véspera, é necessário ter alguns cuidados:

– Para a sua marmita não azedar, se o trajeto de casa para o trabalho for longo, o ideal é levar a comida dentro de uma bolsa térmica
– Ingredientes como creme de leite devem ser evitados
– Evite tomates, porque eles azedam com mais facilidade
– Não misture os alimentos. Tente usar tudo separadinho
– Se levar massa, faça com legumes ou molho de tomate sem carne ou prepare com alho e óleo
– Cuidado ao usar cenoura e beterraba! A beterraba solta tinta manchando os outros alimentos e esses legumes, quando cozidos, se deterioram com facilidade
– As carnes da marmita devem ser, preferencialmente, assadas ou cozidas
– Frituras não caem bem quando esquentadas, perdem a textura
– As frutas são ótimas opções, secas ou frescas. Caso a escolha seja pelas frutas frescas, embrulhe-as em papel toalha e coloque-as dentro de potes fechados


Globais também aderiram
Há mais ou menos um ano, a apresentadora Ana Maria Braga, mostrou que o elenco daTV Globo já aderiu ao hábito de levar comida para o trabalho. Entre as entrevistadas estavam Deborah Bloch, Cássia Kiss, Marcos Palmeiras, Ana Furtado, Fernanda Torres foi outra flagrada carregando a sua marmita. Quem me deu foi a Claudia Raia que, aliás, já presenteou muita gente com marmita aqui no Projac. Embaixo tem um saladão e em cima tem geralmente um arroz integral, lentilha, grão de bico e uma carne, peixe ou frango, contou.

Livro dá dicas
Comer de marmita pode ser saudável e chique! Tudo depende da seleção das refeições, da maneira de prepará-las, acondicioná-las e servi-las. É isso o que mostra este novo livro do chef André Boccato, que, aliás, como bom “marmiteiro”, adora curtir o tempero caseiro mesmo fora do lar. É baseado na experiência de Boccato que nasce Marmita chic e saudável, com receitas práticas, saborosas e dicas especiais para os “marmiteiros” de primeira viagem. Saladas, arrozes e risotos, carnes, aves, peixes e massas, além de acompanhamentos e sobremesas.