FERNANDA ODILLA, ENVIADA ESPECIAL
BELO HORIZONTE, MG – Ao lançar seu plano de governo na manhã desta quarta-feira (1º), o candidato do PSDB ao governo de Minas, Pimenta da Veiga, defendeu que o Estado deve usar seus recursos hídricos como bem político e econômico.
O tucano propõe que o Estado “capitalize” sua água em favor dos mineiros.
Em plena estiagem que castiga diferentes regiões de Minas, Pimenta disse que pretende estimular o aumento do volume de água com repasse de recursos para donos de nascentes.
Ele falou ainda sobre a possibilidade vender água: “Se vamos gastar dinheiro para aumentar a água, é evidente que isso vai ter um valor econômico também”.
Segundo dados apresentados pelo plano de governo de Pimenta da Veiga, Minas é o maior produtor de água para a área economicamente mais ativa do país, contribuindo 73% para toda a vazão do rio São Francisco e “exportando” grandes volumes para Bahia, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
GANHAR DINHEIRO
Fernando Pimentel (PT), principal adversário dos tucanos e líder nas pesquisas, diz que não é prioridade, neste momento, ganhar dinheiro com a água do Estado.
“Hoje está faltando água em cidades importantes. Mais de 160 municípios estão em estado de emergência. Ganhar dinheiro com água é a última coisa que vamos pensar. Primeiro tem que recuperar os mananciais e garantir água para a população”, disse Pimentel.
Uma forte seca castiga diferentes regiões do Estado. A nascente de um dos principais rios do país, o São Francisco, secou.
No sul de Minas, a estiagem revelou embarcações antes submersas durante décadas.
O petista, que preferiu não lançar um plano de governo e apresentou suas propostas ao longo da campanha, disse que pretende, se eleito, lançar um plano emergencial para os municípios que sofrem com a seca.
Pimenta da Veiga, por sua vez, propôs diferentes medidas em seu plano para a segurança hídrica, como criar um gabinete estratégico e implantar um sistema de alerta de seca.
Perguntado por que decidiu lança um plano a quatro dias da campanha, o tucano respondeu: “Os outros [candidatos] não lançaram. Estamos sendo pioneiros. Queremos que as pessoas que vão votar no domingo saibam o que pretendemos fazer”.