O Núcleo de Prática Jurídica do curso de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), através de um convênio com a Secretaria Municipal da Mulher, começou a atender mulheres em situação de violência, oferecendo orientações e encaminhamentos de processos judiciais nas áreas cível e criminal.

O atendimento, que faz parte da grade curricular do curso de Direito, é gratuito e será feito por estudantes com a supervisão de professores do curso.

As mulheres são encaminhadas ao núcleo pelo Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) e pela própria Secretaria Municipal da Mulher para uma triagem com assistentes sociais, na qual será feita uma entrevista de acolhimento.

Na área criminal, o processo receberá acompanhamento jurídico em todas as fases junto ao Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e quando os casos forem da área cível, relacionados às ações de separação de corpos, da guarda de filhos e pensão alimentícia, a mulher terá seu processo acompanhadojunto à vara de família.

“Nesses primeiros atendimentos, os alunos e alunas foram capazes de, ao mesmo tempo, acolher as mulheres e dar orientação jurídica. Não podemos esquecer que a violência doméstica envolve questões complexas e multidisciplinares, que vão muito além de simplesmente processar o agressor por um crime. Estamos lidando com a vida íntima dessas mulheres, e é preciso ter sensibilidade”, afirma O professor orientador do núcleo, Guilherme Brenner Lucchesi.

Os atendimentos são realizados em salas individuais no núcleo quinzenalmente, as terças e quintas, das 17h às 18h30 e das 10h às 12h, respectivamente.