PEDRO CRAVEIRO
SÃO PAULO, SP – Não foi tão fácil quanto se imaginava antes da partida, mas a seleção brasileira feminina derrotou o Cazaquistão por 3 sets a 0, com parciais de 25/22, 25/22 e 25/18, nesta quarta-feira (1), na cidade italiana de Verona, e se manteve invicto no Mundial de vôlei.
Na estreia pela segunda fase do torneio, a equipe comandada por José Roberto Guimarães sofreu com os bloqueios da equipe cazaque. No primeiro set, a equipe do leste europeu marcou quatro pontos com esse fundamento, contra nenhum das brasileiras.
Com muitos erros de saque e dificuldades para marcar as adversárias, o Brasil enfrentou dois sets muito equilibrados, e só fechou as primeiras parciais em 25/22.
Apesar do trabalho inesperado contra um adversário considerado fraco, a equipe brasileira contou com a força de Jaqueline, melhor atacante do Mundial, e as defesas de Camila Brait para se manter à frente no placar.
Finalmente no terceiro set, o Brasil confirmou a superioridade, abriu boa vantagem e fechou a partida com um 25/18.
A partir desta fase, os treinadores podem pedir o desafio eletrônico, em alguns lances que considerem polêmicos. Nesta quarta-feira, José Roberto Guimarães conseguiu inverter um ponto dessa forma, e o técnico cazaque também conseguiu reverter uma marcação da arbitragem após a análise em vídeo.
Nesta quinta (2), a seleção brasileira volta a jogar às 15h, desta vez contra a Holanda. No final de semana, o time brasileiro faz seus dois jogos teoricamente mais difíceis, contra a Rússia, dia 4, e contra os Estados Unidos, no dia 5.