SÃO PAULO, SP – O incêndio a dois ônibus, em mais uma onda de ataques, levou empresas do transporte coletivo de São Luís, no Maranhão, a recolher todos os veículos no pátio na tarde desta quarta-feira (1º). Segundo o sindicato dos empresários do setor, a medida afeta 300 mil passageiros da região metropolitana.
É o segundo ataque a ônibus na capital em menos de um mês. Na última ação, 17 veículos foram incendiados em três dias.
Em ambos os casos, a suspeita da Polícia Militar é que a ordem para incendiar os veículos tenha partido de detentos do complexo prisional de Pedrinhas. As ações seriam uma represália ao reforço da segurança dentro da prisão diante das fugas e motins constantes.
Os dois últimos incêndios a ônibus ocorreram no final da manhã desta quarta. Segundo a polícia, um veículo foi totalmente queimado no bairro Recanto dos Vinhais. Relato de testemunhas aponta que três criminosos ordenaram que os passageiros descessem da condução e atearam fogo ao ônibus.
Já no bairro Piquizeiro, três vândalos chegaram a atear fogo nas poltronas de outro ônibus, mas testemunhas conseguiram conter as chamas.
Com a notícia de mais veículos destruídos, o sindicato que representa as empresas de ônibus, em conjunto com o sindicato dos trabalhadores, decidiu recolher a frota a partir das 15h.