SÃO PAULO – A USP melhorou sua colocação no ranking universitário THE (Times Higher Education), a principal listagem de universidades da atualidade. Mesmo assim, o Brasil ficou, pelo segundo consecutivo, sem faculdades entre as 200 melhores do mundo.
A universidade, que estava no grupo de 226º a 250º no ano passado, passou par ao grupo entre de 201º a 225º neste ano. Apesar da melhora, a instituição continua muito abaixo da posição que ocupava em 2012, quando ficou na 158ª posição.
A lista avalia 400 universidades de todo o mundo. Pelos dados divulgados nesta quarta-feira (1º), apenas mais uma universidade brasileira foi citada na lista. A Unicamp se manteve no mesmo grupo do ano passado, entre a 301º e a 350º.
A divulgação da lista acontece no momento em que as principais universidades públicas do Brasil passam por problemas orçamentários. A USP encerrou no mês passado a maior greve de sua história e está com 105% de sua receita comprometida com a folha de pagamento. A Unicamp e a Unesp também comprometem mais de 90% de seu orçamento.
O ranking britânico avalia 13 indicadores, agrupados em cinco áreas: ensino, pesquisa, citações dos trabalhos produzidos por cada instituição, inovação e internacionalização. O ensino, pesquisa e citações dos trabalhos são os critérios com maior peso na avaliação.
Os Estados Unidos continuam dominando o ranking. A melhor universidade do mundo, Caltech, é norte-americana. Além disso, 74 das 200 melhores do mundo estão em solo dos EUA. No ano passado, o país tinha 11 instituições nessa faixa de classificação.
As universidades Imperial College London e Yale empataram na nona colocação.

VEJA AS DEZ PRIMEIRAS DO RANKING ABAIXO:

1 Caltech (California Institute of Technology) (Estados Unidos)
2 Harvard University (Estados Unidos)
3 University of Oxford (Reino Unido)
4 Stanford University (Estados Unidos)
5 University of Cambridge (Reino Unido)
6 MIT (Massachusetts Institute of Technology) (Estados Unidos)
7 Princeton University (Estados Unidos)
8 University of California, Berkeley (Estados Unidos)
9 Imperial College London (Reino Unido)
10 Yale University (Estados Unidos)
201-225 USP (Brasil)
301-350 Unicamp (Brasil)