JULIANA COISSI
SÃO PAULO, SP – Adversários na disputa pela Presidência, Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB) “uniram-se” para pedir votos na TV a Pedro Taques (PDT), senador por Mato Grosso que concorre ao cargo de governador.
No último programa do horário eleitoral, exibido nesta quarta-feira (1º), Marina apareceu primeiro, destacando o desempenho de Taques no Senado.
Durante 16 segundos, a ex-senadora citou a contribuição do antigo colega de Congresso a Mato Grosso e ao país e disse que ele governará com “ética, responsabilidade e compromisso”.
Aécio veio na sequência. Durante 25 segundos, o senador mineiro define Taques como “um homem público completo”.
Depoimentos de Aécio já haviam sido exibidos nas outras inserções de TV do pedetista –no caso de Marina, foi a primeira aparição.
A coligação de Taques reúne 13 partidos, incluindo o PSB de Marina e o PSDB de Aécio.
Ao longo da campanha, endossaram ainda a candidatura do pedetista depoimentos de outros colegas no Senado, como Cristóvão Buarque (PDT), Ana Amélia Lemos (PP-RS) e Álvaro Dias (PSDB-PR). Ana Amélia concorre ao governo gaúcho e Álvaro Dias tenta se reeleger senador.
Taques aparece em primeiro lugar na pesquisa Ibope, com 44% das intenções de voto, seguido pelo petista Lúdio Cabral (PT), com 26%, segundo aferição realizada na semana passada.