A internet possibilitou um novo cenário no universo dos leilões. Antes, era preciso que os interessados estivessem presentes nos locais onde os pregões eram realizados para poder fazer um lance. Hoje, os leilões ou praças podem ser transmitidos por meio do site do leiloeiro responsável, ao mesmo tempo em que o leilão presencial ocorre.
As regras são as mesmas para os leilões presenciais e os online. A vantagem fica por conta da comodidade. Os lances ofertados pela internet seguem as mesmas condições que os presenciais. Como a transmissão é simultânea, nenhum lado fica injustiçado, afirma o leiloeiro oficial Helcio Kronberg. Para cada lance ofertado e registrado no site, seja online ou presencial, o leiloeiro inicia a contagem de tempo, geralmente 60 segundos, a fim de que os participantes possam ofertar um lance superior ao passado.
Para garantir a segurança do leilão, o interessado deve estar cadastrado no site do leiloeiro para fazer qualquer lance. O cadastramento é gratuito e requisito indispensável para a participação online no pregão.