Um dia após o portal do Estadão revelar a atuação de integrantes dos Correios a favor da campanha do PT em Minas, o PSDB acusou a estatal de boicotar no Estado correspondências de seus candidatos à Presidência, senador Aécio Neves (MG), e ao Executivo mineiro, Pimenta da Veiga. As campanhas tucanas pretendem fazer nessa quinta-feira, 2, representações ao Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e ao Ministério Público Federal (MPF) em Brasília (DF) para que as denúncias sejam apuradas.
A assessoria de Aécio afirma que foi contratada uma empresa para fazer, via Correios, a distribuição de material a eleitores de algumas cidades selecionadas no Estado. Ainda segundo a assessoria, em 25 de agosto a empresa teria firmado contrato com os Correios para que fossem enviadas 5,6 milhões de correspondências a 100% dos endereços domiciliares de cidades como Esmeraldas, na região metropolitana de Belo Horizonte.
Pelo contrato, o material deveria chegar à casa dos eleitores em até dez dias, o que não teria ocorrido. Aécio afirmou nesta quarta-feira, 1º, em visita a Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, que há ofício dos Correios à empresa admitindo que as correspondências não teriam sido entregues e que o problema seria corrigido. Estão querendo fraudar as eleições em Minas Gerais. Os Correios chegaram a cometer a imprudência de, em um ofício, dizer que, se não chegou, vamos enviar novamente. Como enviar novamente se não havia outra remessa a ser enviada?, indagou o tucano. Acho que aí há um ato falho que aponta para o caminho de uma fraude. Se comprovada a fraude, é algo absolutamente grave. Estão querendo fraudar as eleições em Minas Gerais, acrescentou Aécio.
O objetivo do boicote, segundo o PSDB, seria prejudicar as candidaturas de Aécio e Pimenta no Estado, segundo maior colégio eleitoral do País e principal reduto eleitoral do presidenciável tucano, em benefício, respectivamente, da campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff e do petista Fernando Pimentel Pesquisa Ibope/Estado/TV Globo divulgada na terça-feira, 30, com margem de erro de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, mostrou que a petista lidera a disputa no Estado, com 36% das intenções de voto, contra 31% de Aécio.