SAMY ADGHIRNI
CARACAS, VENEZUELA – Um proeminente deputado governista da Venezuela foi assassinado na noite desta quarta-feira (1º) em sua casa em Caracas.
Robert Serra, membro do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), tinha 27 anos e era o parlamentar mais jovem na história do país.
Eleito em 2012, era conhecido pelo tom abrasivo com que atacava a oposição ao presidente Nicolás Maduro, de quem era próximo.
Segundo a polícia, o assassinato ocorreu por volta das 22h30 locais (0h no horário de Brasília).
Uma mulher, identificada por fontes judiciárias como companheira do deputado, também foi morta na residência, situada no bairro de La Pastora, no centro da capital.
Não está claro se as mortes se deram por disparos ou por arma branca.
O canal de notícias Telesur, fundado em 2005 pelo então presidente venezuelano, Hugo Chávez, afirma que um assessor de Serra também pode ter sido assassinado.
O presidente Maduro divulgou no Twitter mensagens homenageando o jovem deputado.
“Robert, seguiremos teu exemplo, leais e firmes no caminho da revolução que você sempre defendeu com paixão”, escreveu o presidente, numa referência ao processo político implantado no país com a chegada de Chávez ao poder, em 1999.
O ministro do Interior, Miguel Rodríguez, disse que a morte de Serra é um “ato triste e lamentável” e se negou a apontar suspeitos. Rodríguez alegou que não quer “fazer conjeturas” enquanto a Polícia e os serviços de inteligência atuam no caso.
“Garanto que investigaremos a fundo esta situação e seguramente chegaremos nas próximas horas aos responsáveis por esta monstruosidade”, disse o ministro.
O presidente da Assembleia Nacional, o chavista Diosdado Cabello, chamou Serra de “filho da Pátria.”
Jorge Rodríguez, prefeito de Libertador, município do centro de Caracas, fez um apelo à população, em especial, às bases governistas, para que “mantenham a calma, a união e a coesão.”
Advogado de formação, Serra militou na juventude chavista antes de se lançar à política nacional.
Há dois anos, um guarda-costas do deputado foi encontrado morto numa mata ao norte de Caracas.