TATIANA CUNHA, ENVIADA ESPECIAL
SUZUKA, JAPÃO – A passagem do tufão Phanfone pela região de Suzuka pode fazer com que a FIA antecipe a largada do GP do Japão, no domingo (5), para evitar que a chuva e os ventos possam atrapalhar a realização da 15ª etapa do Mundial de F-1.
A corrida está prevista para começar às 15h locais, 3h de Brasília, mas o temor de que a chuva faça com que a prova tenha de ser interrompida pode fazer com que este horário seja antecipado.
Como tem anoitecido por volta das 17h30 (5h30 de Brasília) na região do circuito, a FIA teme que não haja iluminação suficiente caso a corrida tenha de ser interrompida e retomada mais tarde.
Justamente por isso, a entidade que comanda o automobilismo afirmou nesta quinta-feira (2) que está monitorando a situação e que vai esperar mais algum tempo para definir se tomará alguma medida ou não.
A previsão mais recente é de que o Phanfone deva chegar no fim da tarde de domingo e trazer ventos que podem alcançar os 240 km/h.
Ele deve passar ao sul da região de Suzuka, mas é esperado que a cidade sinta os efeitos dele de todos os jeitos.
Caso os horários do GP do Japão tenham que ser alterados esta não será a primeira vez que o mau tempo atrapalha os planos em Suzuka.
Tanto em 2004 quanto em 2010 as passagens de outros tufões pela região onde fica o circuito causaram o adiamento do treino de classificação da tarde de sábado para a manhã de domingo.