Demorou para o brasileiro reconhecer a comodidade de um câmbio automático que até poucos anos tinha a fama de manutenção cara e gastador de combustível. Os congestionamentos nas grandes cidades e a comodidade de não se preocupar em trocar marchas e não apertar a embreagem fez do então conhecido hidramático deixar de ser um item de luxo em troca de melhor qualidade de vida e menos estresse.
A Citroën lançou uma nova versão do seu compacto C3, a Tendance 1.6, que avaliamos por 10 dias nas ruas de Curitiba. O modelo equipado com o bom motor 1.6 16V flex com sistema Flex Start, que dispensa o uso de gasolina nas partidas a frio e gera até 122 cv e 16,4 mkgf, quando abastecido com etanol.
O destaque na versão é a novidade do câmbio automático de 4 marchas, que, até então, só estava disponível na versão mais sofisticada do C3, a Exclusive (também equipada com motor 1.6). O C3 Tendance, até então, era oferecido apenas com motor 1.5 e caixa manual. Uma opção interessante para quem procura um compacto bem equipado e quiser descansar o pé esquerdo enquanto dirige.

Com as caixas que equipam modelos mais sofisticados e de alto custo com câmbios de 7 até 10 marchas, não se pode dizer que o de 4 marchas do modelo avaliado seja extremamente moderno, mas atende bem às necessidades de quem quer o conforto. O sistema ainda conta com borboletas junto ao volante que permitem realizar trocas manuais (mas não a vontade do condutor, pois é configurado para não fazer algumas mudanças e reduções indevidas), mas aproveita bem o bom torque do motor 1.6. Destaque também para o para-brisa panorâmico, que proporciona a sensação de se estar em um veículo maior.
O preço é de iniciais R$ 50.990 para essa configuração com motor 1.6 litro e transmissão automática. O único opcional disponível é o sistema de navegação, que custa a mais R$ 2.400. Alista de itens de série traz rodas de liga leve de 15 polegadas, direção com assistência elétrica, computador de bordo, banco do motorista regulável em altura, volante ajustável em altura e profundidade, luzes diurnas de leds e rádio/CD/MP3/USB e Bluetooth. Mas o destaque é o para-brisa panorâmico Zenith, grande diferencial do modelo.