Work in Florence é destaque entre os temas do seminário Momento Toscana, programado para o dia 6 de outubro, próxima segunda feira, no Auditório da Câmara de Comércio Ítalo-Brasileira de São Paulo, uma realização da Câmara de Comércio de Florença e Promo Firenze, em parceria com Enit – Agência Nacional de Turismo da Itália. Salvatore Constanzo, diretor Enita para a América Latina, baseado em São Paulo, considera essa segunda edição do seminário Momento Toscana como uma das poucas oportunidades para que agentes de viagens brasileiros e operadores conheçam melhor um dos destinos mais procurados na Itália pelos turistas brasileiros.

Estão na rodada de negócios 17 empresas italianas, divulgando e vendendo a hotelaria de luxo, o turismo corporativo, o turismo de compras, agroturismo e enoturismo para os esperados 250 profissionais do Brasil presentes ao evento. Que vai acontecer entre 9h30 e 18h30, com o intuito de ampliar a oferta do destino para captar os 20 milhões visitantes esperados durante os meses de duração da Expo Milhões, entre maio e outubro de 2015.

São Paulo será então a primeira cidade fora da Itália a receber o lançamento do projeto, com um calendário de projetos dedicados à exposição mundial, conforme afirmou o representante da Câmara de Comércio de Florença e Promo Firenze.

Fotos: Dayse Regina Ferreira

Plaza Vacations Club é a novidade da Rede  Plaza de Hotéis. Na foto, uma das piscinas do Plaza Itapema, Santa Catarina

PLAZA VACATION CLUB
Um novo produto da Rede Plaza de Hotéis, Resorts & Spa já está no portal do grupo, oferecendo férias com melhor aproveitamento de tempo e dinheiro. Além dos destinos onde a Rede Plaza possui hotéis, há a possibilidade de visitar mais de 80 países com qualidade e segurança.

O Plaza Vacations Club é um serviço pré-pago, com todas as garantias e vantagens da Rede Plaza de Hotéis. O conceito de férias programadas permite planejar com antecedência toda a viagem de férias, e ainda fazer economia.

LUZES DE AVIGNON
Até 11 de outubro, o Palais des Papes apresenta em Avignon, França, todas as noites, o espetáculo vídeo monumentos na cour d’honneur, o pátio que permite projetar nas quatro fachadas interiores a história dos Papas, da cidade e a essência do lugar histórico famoso. É uma viagem através dos séculos, durante 30 minutos. Acontece duas vezes a cada noite. Veja em www.lesluminessences – avignon.com.


Com névoa, ou sem, Florença é sempre linda

FESTIVAIS DE BUDAPESTE
O melhor do outono em uma das mais bonitas cidades da Europa destaca vinhos novos, assados de caça e festivais tradicionais, fazendo de uma viagem a Budapeste uma experiência inigualável.

Hoje Budapeste oferece uma gastronomia de primeira linha, longe daquela sopa de repolho e dos infindáveis pickles e pepinos azedos. Há mais do que a sopa goulash e as massas cozidas do que podem pensar os turistas desavizados.

Primeiro é preciso apreciar as bebidas, começando com o doce Tokaji ao visceral Bulls’s Blood (Sangue de Boi) ou Bukavér, já que os vinhos húngaros têm lugar seguro nas adegas internacionais.

A Pálinka, que dizem até ter poderes medicinais, é o brandy feito de ameixa, que coloca fogo na garganta e aquece o coração. Uma favorita nacional é a Unicum, imprescindível experimentar.

Celebrando a excelência da gastronomia atual, o outono chega junto com inúmeros festivais. Claro que os vinhos estão sempre em cartaz. Mas não dá para esquecer a sör, a cerveja, que já era popular muito antes de chegarem as cervejas industrializadas internacionais.

Entre 9 e 12 deste mês, Budapeste realiza sua Oktoberfest, segundo grande evento baseado Fözdefest, em junho, que celebra a cerveja artesanal nas margens do Danúbio. Tradicional também é o Pálinka and Sausage Festival, entre 3 e 5 de outubro, evento que recebeu o título de celebração culinária mais típica da Hungria, selecionando o drinque e a salsicha como atração principal.

A Hungria também combina os melhores vinhos com receitas preparadas com ganso e pato, no dia de St. Martin, desta vez 11 de novembro. Sempre em torno desta data, marcando o fim da estação da colheita e o início do descanso dos agricultores. St. Martin’s Day goose-feast teve origem em 1171 e vem sendo melhorado a cada ano. Neste 2014, o destaque é a degustação dos vinhos novos da estação, junto com a culinária tradicional da época, no romântico castelo Vajdahunyad, no dia 10 de novembro.

No mesmo castelo acontece nos dias 29 e 30 de novembro o New Wine and Cheese Festival, quando Budapeste recebe os produtores de vinhos e queijos de todas as regiões no castelo, para a grande festa.

Depois é a vez do Mercado Natalino, a grande chance para os turistas fazerem uma imersão festiva, curtindo a proximidade do Natal, comprar artesanato e, sobretudo, provar as especialidades regionais doces e salgadas e beber o vinho quente, temperado com especiarias, típico da época.

Em fevereiro o grande Festival Mangalitsa, celebra uma espécie de porco selvagem muito apreciada na Hungria, com a carne do qual se preparam embutidos e assados. Uma prova de que os festivais gastronômicos não se restringem ao outono-inverno. Como testemunha o Flavours of Hungary, festival que acontece em março.

Budapeste tem excelentes hotéis e um dos mais clássicos da capital húngara é o Corinthia Hotel Budapest, um luxo do passado adaptado ao conforto moderno, que vale a pena conhecer. Fica na principal avenida da cidade, que leva à Ópera e à praça monumental. Seu Spa é um dos mais luxuosos e, depois da reforma, dos mais modernos.As tarifas estão em promoção, a partir de 159 euros.


Em Florença, a arte está até no chão

OS OVOS DE FABERGÉ E A RÚSSIA
Foi o Czar Alexander III que, em 1885, encomendou um ovo de Páscoa em ouro e esmalte amarelo para presentear sua esposa. Tinha um segredo, revelado ao abrir, mostrando como gema uma pequena carruagem de ouro, para ser usada como pendente. Foi um sucesso. Estava iniciada uma tradição de Páscoa, continuada como um ritual até 1917, quando a Revolução Russa acabou com a família real, fechou o atelier Fabergé e fez das tradições coisas do passado.

Apesar das dificuldades e da violência, a história de Fabergé, joalheiro francês, marcou para sempre a história da cidade imperial, São Petersburgo. Foi em São Petersburgo que Gustav Fabergé, de origem huguenote francesa, chegou nos anos 1830, para iniciar a mágica da nova moda entre reis, ricos e famosos. O ourives fundou sua casa – House of Fabergé – em 1842, num porão da rua Bolshaya Morskaya Ulitsa, pertinho do Palácio de Inverno imperial.

Gustav foi o fundador da história Fabergé, mas foi se filho, Carl, o primeiro a sonhar com o ovo mágico. Depois de fazer treinamento no exterior, retornou a São Petersburgo em 1872 e, poucos anos depois, mudou a oficina para um lugar melhor, onde a casa existe até hoje.

House of Fabergé ganhou prestígio na corte russa e expandiu o sucesso para o mundo todo. Foram produzidos 50 ovos-jóias imperiais, além de outras peças de grande riqueza, sempre procurados pela elite dos ricos de São Petersburgo. Depois do caos da Revolução Russa, apenas 7 ovos-joias foram recuperados, enquanto os restantes foram vendidos ou roubados, espalhados pelo mundo.


Florença, dos turistas e dos estudantes

Hoje o turista que visita a antiga capital russa, pode apreciar nove dos raros ovos imperiais, além de outros exemplares que tinham pertencido à alta sociedade russa. Estão todos em exposição no recém inaugurado Fabergé Museum. Parte da coleção pertenceu ao magnata americano Malcon Forbes, que sempre foi um incansável caçador de preciosidades. Com sua morte, a coleção foi vendida para o bilionário russo Viktor Vekelselberg, que abriu o acervo para o museu em 2013.

No recentemente reformado Shuvalov Palace, foi instalado o museu, expondo além dos extravagantes ovos-jóias, mais de 4 mil objetos raros e exóticos, incluindo pinturas, jóias, peças únicas.

A melhor opção de hospedagem é o Corinthian Hotel St. Peterburg, que está promovendo diárias muito especiais, a partir de 100 euros, durante um curto período.