O senador Roberto Requião, candidato ao governo do Paraná pela Coligação Paraná com Governo (PMDB/PV/PPL) votou às 9h, no Colégio Julia Wanderley em Curitiba. Requião falou aos jornalistas e fez um panorama sobre o primeiro turno das eleições. A expectativa é de um segundo turno com uma vitória confortável, declarou.

Requião estava acompanhado da esposa, Maristela, dos filhos Roberta e Requião Filho, candidato a deputado estadual, do candidato ao senado Marcelo Almeida, do candidato a deputado federal João Arruda e da irmã, Lucia Arruda. Depois de votar, o candidato acompanhou a esposa até seu local de votação, no Colégio Positivo Junior, no Bigorrilho.

Leia a entrevista na íntegra:

Sobre a campanha

Concorri contra a imprensa, a má vontade do Tribunal Regional Eleitoral, contra 17 partidos, com um tempo mínimo de televisão. Agora tudo muda. Eu espero que a RIC e o SBT não fujam mais dos debates. Eles eliminaram os debates, o Beto fugiu do debate na TV Sudoeste e quando foi a Globo foi aquele desastre que todos vocês assistiram. Até proponho que nosso tempo de televisão seja transformado em um debate. Dez minutos dele, dez meu, sem mediador. Vamos conversar com seriedade, olho no olho, frente a frente, e vamos discutir o Paraná, que é o que interessa. Vamos discutir o futuro da Copel, da Sanepar, das empresas públicas, das políticas sociais. Porque o que vejo hoje é um governo competitivo, o Paraná Competitivo, mas é a competição dos financiadores de campanha. A tarifa da Copel é absurda, não tem nenhum sentido. Falta de planejamento. O prejuízo da Copel Distribuição poderia ser compensado com o lucro fantástico da Copel Geração, mas não. Ele vem para o bolso do povo. É uma política que não pode ser aceita no Brasil de hoje.

Expectativa

A expectativa é de um segundo turno com uma vitória confortável.

Alianças

A Gleisi tem um voto, eu tenho outro. Nós temos que ter o apoio dos eleitores, fundamentalmente.

Sobre posição nas pesquisas

As nossas pesquisas mostram resultado diferente. Faltou tempo de televisão, faltou o TRE agir, faltou a Polícia Federal ter prendido o Sciarra e aquela gente do barracão da falsificação de documento. Faltou a Polícia Militar entrar e o flagrante ser lavrado. A Justiça Eleitoral deu direito de resposta ao Beto Richa sobre o flagrante do barracão mesmo o oficial de justiça tendo certificado as falsidades. Como a gente pode entender uma situação dessas? Eu estava numa posição de inferioridade defendendo os interesses da população contra os interesses das oligarquias.

Sobre as regras da eleição

Tem que mudar, entre outras coisas, esse conceito de Justiça Eleitoral. Um juiz dá uma liminar, prejudica uma campanha e deixa o julgamento para depois. Eu pedi o tempo em dobro do meu direito de resposta, porque puseram o Pessuti no programa, que é do PMDB. Eles simplesmente não julgaram o meu pedido. Vão julgar quando? Quando terminar a eleição? Estamos fazendo representações aos órgãos superiores. Essa Justiça Eleitoral é uma jabuticaba. É uma mirtácea. Ela só existe no Brasil e na Finlândia, me parece. Essa possibilidade de juízes eleitorais paralisarem o processo por uma posição pessoal tinha que acabar. No mínimo essas liminares precisavam ser concedidas por um colegiado de juízes, nunca por um só.