Mais de 40 anos depois de seu lançamento, o conceito de viajar através de 30 países europeus com um único bilhete, visa agora novos públicos. A ferrovia serpenteia pelo continente europeu, permitindo passar, depois de algumas horas confortavelmente sentado, do mar azul turquesa às auroras boreais da Lapônia, sair de Roma para alcançar o topo dos Alpes, apreciar paisagens de tirar o fôlego. É ver a Europa de outro ângulo, com o olhar na terra e no horizonte.

Desde 1972, com um único bilhete InterRail, o passageiro europeu aprendeu a percorrer 250 mil quilômetros de vias férreas – e alguns ferrys – através de 30 países em que as companhias de trens nacionais são parceiras. Mais de 200 mil europeus aproveitam, todos os anos, das vantagens InterRail. O bilhete especial é destinado apenas aos residentes na Europa. Brasileiros têm a versão Eurail Pass.

Os usuários do sistema são principalmente jovens, os já conhecidos mochileiros. No início o produto foi destinado aos que tinham menos de 22 anos. Hoje, o passe visa seduzir novos públicos, como famílias viajando junto, aposentados, seniors, grupos de amigos. Na Europa surgiram novos serviços e ofertas para 2015: gratuidade para 2 crianças com menos de 11 anos, viajando com pelo menos um adulto; fórmulas diferentes que permitem escolher o número de dias de viagens, durante um certo período de validade do bilhete – 5 dias de viagem durante 10 dias de validade; 10 dias de viagens durante 22 dias; 15 dias de viagens contínuas; 1 mês contínuo. Ou validade de 3,4,6 e 8 dias de viagens, durante um mês.

Também dá para escolher um único país europeu (One Country Pass). Ou o passe Global, para 30 países. Econômica, ecológica, a viagem de trem oferece ao passageiro um tempo só seu, que é o de aproveitar a paisagem em repouso, sem stress, sem ter que controlar o mapa, olhar o horário, verificar a gasolina. Ou ir até o aeroporto com horas de diferença. Outra vantagem: ao contrário de uma viagem de avião, o trem deixa o passageiro em pleno centro da cidade a que se destina. E sempre parte de uma estação central.

Fotos: Dayse Regina Ferreira

Lucerna  também é alcançada por trem. A Suíça tem uma das melhores redes ferroviárias do mundo

PARA JOVENS – DE TODAS AS IDADES
Quem é jovem de corpo ou de espírito, pode fazer 10 viagens de trens em 22 dias, partindo de Londres para Manchester, Cardiff, Dublin, Limerick e Galway – gastando um mínimo de 350 euros entre transporte e hospedagem. Claro que a hospedagem não será em hotéis 5 estrelas…

Quem utiliza os passes de trens europeus são principalmente os escandinavos, europeus do centro do continente e do Reino Unido. Também dá para sair de Barcelona, seguir para Milão via França, Suíça e Áustria, com a flexibilidade do sistema.

ORGANIZAÇÃO
Convém fazer a lição de casa, se organizar, anotando todo o trajeto que pretende fazer, os tempos de correspondência, etc. É bom saber que os trens de alta velocidade e os trens noturnos cobram uma taxa de reserva de assento obrigatória, que não estará incluída na tarifa do passe.

Quem não quiser pagar as taxas adicionais, é só usar os trens normais, mais lentos, estabelecendo sempre com antecedência o itinerário e verificando conexões, se existirem.

Depois de tudo bem organizado, é só curtir a magia de uma viagem de trem. Veja quais os países que pretende conhecer e encontre o passe que seja mais conveniente para a viagem. São diferentes tipos de trens, muitos destinos possíveis, vários caminhos. Há trens panorâmicos, com telhado transparente para que não se perca nem um detalhe da viagem, há trens com restaurantes, há trens que param em todas as estações. Escolha o seu. Na internet é possível obter informação em tempo real ( facebook). Para Android e iOS o aplicativo Railplanner dá horários de todos os trens europeus. Uma boa opção é organizar um roteiro entre Munique, Bolonha, Lugano e Bâle, entre Alemanha, Itália, Suíça.


Dentro do trem é a maneira mais prática de viajar na Suíça

DESTAQUES

BROADWAY INBOUNND
Julienne Gananian e Silvia Hackmann (da Brazil Experts Bureau) já estão vendendo ingressos para quem viaja até Nova York e pretende assistir jogos de beisebol. Especializada em ingressos da Broadway com tarifa net para operadoras, agora oferece a possibilidade de adquirir intressos para o New York Yankees e aconselha: vale a pena conhecer o novo Yankee Stadium, no Bronx, com acesso pelo metro em viagem de 25 minutos.

LINX GALEÃO
Completou um ano no dia 2 de outubro o hotel perfeito para quem vai viajar para o exterior e pretende descansar algumas horas ou chegar com antecedência, para não perder o voo, dormindo bem pertinho do aeroporto. Unidade da GJP Hotels & Resorts, o hotel de instalações modernas tem boa piscina, salões para reuniões de trabalho, restaurante e conforto básico nos apartamentos.

Um serviço de shuttle transporta os clientes entre o Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim, no Rio de Janeiro, e o hotel. Em um ano de operação o hotel já hospedou mais de 29 mil viajantes brasileiros, chineses, filipinos, ucranianos, malaios, angolanos, suecos, árabes, australianos e nórdicos, porque é utilizado pelas companhias aéreas sempre que há algum problema com os voos.

TAM E LAN
As companhias Tam e Lan fazem a transferência de voos internacionais para o Terminal 3 em Guarulhos a partir de 8 de outubro. Os voos domésticos serão transferidos para o Terminal 2. As mudanças serão concluídas em 10 de outubro. Não há alteração de horários de chegada ou partida de voos.

No novo terminal o acesso do passageiro será mais fácil, já que o edifício garagem está conectado diretamente ao terminal. Agora o terminal 3 terá sistema de bagagem de última geração automatizada. O novo check-in Lan e Tam tem 40 balcões. Lojas, café e restaurantes completam os serviços, contando também com a maior loja Dufry em área de chegadas do mundo.

NOVO LOUNGE
No final do mês será inaugurado o novo lounge Vip Latam, a maior de Guarulhos, com 1835 metros quadrados e área e espaço para 450 passageiros, disponível a todas as companhias aéreas associadas OneWorld. Entre as comodidades, a sala de entretenimento, área de buffet com refeições frias e quentes, banheiros privativos e até uma choperia são novidades.


Organizar bagagem e roteiro é indispensável para melhor curtir o programa ferroviário

ANIVERSÁRIO TAM VIAGENS
Outubro é o mês de aniversário da Tam Viagens, completando 16 anos de serviços. Para festejar, está com promoções para roteiros, com saídas programadas até o início de 2015.Já transportou mais de 7 milhões de passageiros para 600 destinos domésticos e internacionais. Assim: Foz do Iguaçú, 3 noites por 599 reais à vista ou em 10 parcelas, com passagem de ida e volta, transfer aeroporto-hotel-aeroporto, café da manhã, pontos Multiplus, passeio ao Cassino e compras no Duty Free da Argentina.

Outra opção: Porto de Galinha, hospedagem de 2 crianças grátis, com menos de 12 anos. Programa para 7 noites de hospedagem, passagens aéreas, café da manhã, transfers e bolsa viagem. Por 1.410 reais ou 10 parcelas de 141 reais. Há pacotes de 6 noites para Cancún (México) e o Grande Prêmio de Fórmula 1 em São Paulo. Veja no www.tamviagens.com.br