Recente pesquisa aponta dados impressionantes sobre o mundo virtual. O levantamento da comScore, empresa de análise de tecnologia de internet, mostra que o brasileiro passa quase 13 horas por mês online em redes sociais. Esse número representa mais do que o dobro de tempo médio que resto do Planeta usa nesses sites. Os internautas do Brasil ficam mais tempo usando o Facebook do que mexicanos e argentinos juntos permanecem online por mês. Entre fevereiro de 2013 e 2014, a quantidade de interações de usuários brasileiros no Facebook aumentou 26%.


Redes dispensam apresentação
Para a diretora de Criação da Polvo Digital, Carla Faria Del Valle, esse cenário serve para mostrar se vale ou não a pena investir em redes sociais. De acordo com ela, as redes sociais são mais um fenômeno recente e não precisam de apresentação. Basta estar online para ser impactado diariamente por conteúdo que nasceu e foi disseminado por meio do Twitter ou do Facebook, mesmo que você não esteja relacionado a essas redes, observa.


Estratégia segmentada e personalizada
A pesquisa, segundo Carla, constata que as redes sociais fazem parte do cotidiano do brasileiro. Ela coloca que mais do que uma oportunidade de relacionamento entre marca e seus fãs, as redes oferecem vários formatos de oportunidades comerciais e devem fazer parte da estratégia online da sua empresa. Com uma estratégia segmentada e personalizada, empresas de qualquer ramo podem se aproveitar das redes como canal de vendas e comunicação, destaca.


Definição de orçamento
Com base na pesquisa e experiência em questões digitais, Carla relaciona os principais aspectos que devem ser considerados para a consolidação da presença da marca de uma empresa nas redes sociais. Em primeiro lugar, deve-se definir o budget da empresa. A agência pode fazer um estudo da situação de sua marca e de seus concorrentes. Conforme os objetivos e os resultados dessa análise, deve-se apresentar um plano de ações e a verba recomendada.


Conhecer perfil do cliente
Conhecer o perfil do cliente é fundamental, admite Carla. Para realizar uma campanha assertiva, que converse com pessoas cujo perfil geral é adequado ao consumo de seu produto ou serviço, é preciso saber quem são essas pessoas. Análises nos dados de CRM – Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente)  ou pesquisas elaboradas por profissionais especializados são as melhores formas de ter segurança para iniciar o investimento em redes sociais.


Maior interação
Outro ponto considerado importante é não falar apenas sobre produto ou serviço. Costumo dizer que, se fosse para ver só produtos, o cliente não seguiria sua fanpage, mas iria direto à sua loja virtual, destaca Carla. Ela garante que rede social subentende relacionamento. É uma conversa com pessoas que voluntariamente seguem a sua marca. E conversa pressupõe interação. É uma via com duas mãos. Seu produto ou serviço tem que estar inserido nessa troca. É entre os fãs que estão os evangelizadores de sua marca, que trabalham gratuitamente pelo crescimento dela. Eles têm que receber atenção, ensina.


Todo negócio precisa de mídia digital
Finalmente, um dos aspectos que fazem da internet um canal excepcional de divulgação são as métricas.  Medir resultados de ações online é muito mais rápido, barato e específico do que fazer isso com as mídias tradicionais, reconhece Carla. Ela conclui que investir em redes sociais é um caminho interessante para qualquer tipo de negócio, mas alerta que as redes e os formatos a serem usados em cada uma delas devem ser escolhidos adequadamente. É preciso sair do comum, ser ousado e confiar em seu parceiro digital, finaliza.

 


Curtas

* O Professor e Dr. René Ariel Dotti assume como membro do conselho científico-editorial do Instituto Memória – Centro de Estudos da Contemporaneidade. www.institutomemoria.com.br

* Gastronomia espanhola à domicilio ou feita no local pelo Homem Paella, a mais nova criação do chefe de cozinha Roberto Serra. Paella marineira e mar & terra para eventos corporativos e familiares, ou, todas as 6a feiras, a partir das 20:00 horas, no Deck Bar 3012- Baltazar Carrasco dos Reis, 3012 – Água Verde |[email protected] | 41 3024-2775 | 9894-9343

* O Quality Hotel Curitiba traz opções no almoço e jantar para o Restaurante Week, que vai até o dia 12 de outubro de 2014.

* Empresas, sindicatos e universidades estão optando cada vez mais pelo uso terceirizado de plataformas de impressão, quando se trata  de médios volumes de impressão de material interno e externo.  A Copy City, através da divisão de contas corporativas está preparada oferecer soluções em impressão digital. Mais informações: www.copycity.com.br


A primeira impressão que se tem de um líder ou um governante e da sua inteligência é dada pelos homens que o cercam.

(Maquiavel)