Aécio Neves (PSDB) deverá ganhar em breve um reforço de peso na luta pelo Palácio do Planalto. É que Marinsa Silva (PSB), terceira colocada na disputa presidencial, já teria decidido apoiar o tucano no 2º turno da eleição presidencial.

Segundo informações, a ex-senadora estaria pedindo um compromisso formal de pontos do programa de governo anunciado pelo PSB em agosto em troca do apoio. A ideia é que o tucano inclua em seu programa de governo causas defendidas pela acreana nas áreas educacionais e de meio ambiente, resultando em um acordo programático, costurado a partir de tens convergentes nos programas do PSB e do PSDB.

Marina diz que não quer condicionar sua decisão a cargos, o que ela define como “velha política”. Entretanto, segundo apurou o jornalista Kennedy Alencar (SBT), Aécio Neves já teria oferecido o comando do Itamaraty à acreana.

Ainda não se sabe, porém, se a adesão de Marina acontecerá com o PSB ou se será uma manifestação da Rede Sustentabilidade, o partido que Silva tenta criar já há algum tempo e que foi abrigado pelo PSB quando este ainda era presidido por Eduardo Campos, morto em agosto.

Tanto o PSB quanto a Rede marcaram um encontro amanhã para discutir quem será apoiado no 2º turno. Na data, também deverá ser anunciado oficialmente o apoio ao tucano, que largou na frente de Dilma Rousseff (PT) na disputa pelo apoio até por conta dos fortes ataques dos petistas contra Marina durante o 1º turno.

Com informações do blog da Sonia Racy, do Estado de S. Paulo, e do blog do Kennedy Alencar