SÃO PAULO, SP – A Volvo revelou nesta terça-feira (7) estar trabalhando numa tecnologia que promete desviar o carro de iminentes colisões. Batizado de Non-Hit Car and Truck, o recurso será finalizado em dezembro, após quatro anos de desenvolvimento -e será um dos fatores que fará a empresa alcançar sua meta de não registrar vítimas fatais ou feridos graves dentro de um novo Volvo a partir de 2020. Segundo a marca sueca, “um dos desafios do projeto foi construir um sistema de detecção coesivo, com alguns discretos sensores instalados ao redor do carro, algo que nunca foi feito anteriormente”. O sistema ainda é formado por câmeras, radares por ondas, radares por laser e GPS, que geram uma visão em 360° do ambiente. Basicamente, a tecnologia monitora o entorno do carro constantemente e promete enxergar algo que eventualmente o motorista não veja, freando e desviando o veículo caso perceba alguma ameaça de colisão. 2.0 DE 450 CV A Volvo também revelou o High Performance Drive-E Powertrain Concept. Trata-se de um motor conceitual de 2 litros, quatro cilindros e três turbos. Assim como a tecnologia que promete escapar de acidentes, não há previsão sobre quando o propulsor estreará no mercado.