O câncer do colo do útero afeta 60 mil mulheres por ano e o câncer de mama atinge mais 50 mil mulheres. Se diagnosticadas precocemente, o número de obtos é de 5%, enquanto que em casos detectados tardiamente esse índice sobe para 20%. Esses dados foram repassados pelo médico Roaldo Erich Meissner, do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), em palestra nesta quinta-feira (09) com a participação de servidoras da Prefeitura, no Salão de Atos do Parque Barigüi.

A palestra integra o programa Só Mulheres, do Departamento de Saúde Ocupacional da Secretaria Municipal de Recursos Humanos Servidoras e está no calendário de atividades da campanha do Outubro Rosa – movimento mundial de conscientização pela prevenção do câncer de mama.

Meissner falou sobre a importância de programas de prevenção e de conscientização da mulher, não somente quanto ao câncer de mama, mas também do câncer de colo do útero. O número pode ser ainda maior porque os casos de câncer de colo do útero ainda são notificados de forma inadequada.

O médico afirma que o número de óbito de mulheres diagnosticadas tardiamente é mais difícil porque, geralmente nesses casos, a doença já se espalhou para outras partes do corpo, o que dificulta a cura. “Por isso campanhas de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce são fundamentais, afirma.

Ele conta que sempre depois de suas palestras percebe um aumentono número de servidoras que procuram o ICS para fazer o exame de mamografia. Não podemos esquecer que dos 35.328 servidores da Prefeitura, 28.250 são mulheres e dessas mais de 12 mil com idade acima de 45 anos, faixa etária de risco, acrescentou.

A secretária de Recursos Humanos, Meroujy Giacomassi Cavet, a secretária da Mulher, Roseli Isidoro, da Educação, Roberlayne Robalo, e o presidente do ICS, Wilson Mokva, participaram da abertura do evento.

Roseli Isidoro destacou o envolvimento da Prefeitura de Curitiba em campanhas de prevenção como a do Outubro Rosa para sensibilizar a mulher sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. Ela informa que durante a campanha de outubro de 2013, houve um aumento de 40% do número de mamografias comparado com o mês de setembro do mesmo ano. Foram 10.365 em outubro contra 7.152 em setembro.

Para este Outubro Rosa, a Secretaria Municipal da Saúde, por meio das 109 unidades básicas, está oferecendo 14 mil exames de mamografia, disse.

O desafio, de acordo com a secretária, é sensibilizar a população de que é possível evitar grande parte dos tumores com mudanças no estilo de vida e ainda alertar que, com detecção precoce e o tratamento correto, mais de 90% das doenças oncológicas têm cura.

O objetivo da campanha do Outubro Rosa é socializar informações sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer, envolvendo o poder público, voluntários, entidades afins, profissionais de saúde, instituições de ensino e a população em geral. Por isso, durante todo o mês de outubro, vários espaços da cidade estarão iluminados com a cor rosa para chamar a atenção da sociedade para com um trabalho de prevenção da doença que é um dos que matam mulheres em todo o mundo. Apesar dos avanços tecnológicos, o câncer ainda continua com altos índices de mortalidade, sobretudo em função do diagnóstico tardio.