O Atlético Paranaense é o penúltimo colocado do returno do Campeonato Brasileiro. Nesse período, as últimas oito rodadas, o time teve duas vitórias e seis derrotas. E tem o pior ataque dessa fase da competição: apenas três gols marcados.

O técnico Claudinei Oliveira comandou o Atlético nesse período. Ele estreou na última rodada do primeiro turno – empate por 1 a 1 com o Palmeiras. Tem portanto sete pontos em nove jogos — 26% de aproveitamento.
No primeiro turno, o Atlético terminou em 11º lugar, com seis vitórias, sete empates e seis derrotas – aproveitamento de 44% — e com a segunda pior defesa (26 gols sofridos em 19 rodadas).
Com Claudinei, o time reduziu a média de gols sofridos – foram dez em nove jogos -, mas perdeu força ofensiva – marcou apenas quatro gols nessas nove rodadas.
Apesar do primeiro turno razoável, o Atlético vem apresentanado os mesmos defeitos desde o início da competição. Já nas primeiras rodadas estava entre os últimos colocados em posse de bola (hoje é o penúltimo, com 46,3%) e segue na lanterna do ranking de precisão de passes (apenas 71,5% de acerto).
Claudinei reclamou da falta de um meia-armador no elenco, um jogador que pudesse trabalhar a bola no meio-campo, aumentando a posse de bola e reduzindo os erros de passes. A diretoria chegou a apresentar uma oferta ao meia Lúcio Flávio, do Paraná, mas o jogador recusou. Segundo o atual treinador, os meias do atual elenco são carregadores de bola, função também chamada de meia-atacante.
Técnicos — O Atlético é o quinto clube do mundo com mais trocas de técnico desde 2002. O levantamento foi feito pelo jornal El Economista, do México, considerando os dez principais campeonatos do planeta. O clube paranaense teve 35 treinadores nesse período, ficando atrás de Fluminense (41), Náutico (39), Flamengo (38) e Vitória (37). O estrangeiro com mais trocas foi o Veracruz, do México, com 31, em sétimo lugar na lista. O campeonato com maior estabilidade para os técnicos é a Major League Soccer, dos Estados Unidos. Lá um profissional tem em média 88 jogos antes de ser demitido. O Brasil é o último ranking, com 15 jogos a cada troca de comando.

Na Arena

Escalação
O técnico Claudinei Oliveira define hoje a escalação do Atlético para o jogo de domingo, contra o Figueirense, na Arena. O atacante Dellatorre, recuperado de lesão no tornozelo, tem chances de retornar à equipe. O volante Deivid, que cumpriu suspensão na última rodada, volta ao time. O atacante Douglas Coutinho, com a seleção olímpica, segue fora.