Na quarta-feira (8), o Coritiba venceu o Criciúma por 1 a 0 e saiu da zona de rebaixamento do Brasileirão. Menos de 24 horas depois, caiu para a ZR de novo, mesmo sem jogar, devido ao triunfo da Chapecoense sobre o Internacional (5 a 0). Sem a tranquilidade da tabela e com desfalques, o time paranaense tenta novo fôlego ao enfrentar o Goiás, neste sábado (11), às 18h30. A partida é válida pela 28ª rodada.

 Infelizmente a gente não vai conseguir ter tranquilidade. Nossa condição de tabela é ruim, disse o meia Alex, nesta sexta-feira (10). Das 27 rodadas disputadas até agora, o Coritiba ficou de fora da zona de rebaixamento em apenas quatro.

Atualmente, o Coritiba aparece em 17º lugar, com 29 pontos, e abre a zona de rebaixamento. Se vencer o Goiás (10º, com 34), o time sai da ZR, já que B ahia (30 pontos) e Chapecoense (31) se enfrentam e um deles necessariamente ficaria atrás dos coxas-brancas. Temos que ir pontuando. Condição de tranquilidade só vai existir lá em dezembro, completou o meia, sem se preocupar com resultados paralelos.

Para piorar, o time tem mais dois desfalques em relação à última partida: o atacante Zé Eduardo, suspenso, e o volante Hélder, que sente dores nas costelas e acabou vetado pelo departamento médico. Eles se somam a uma razoável lista de ausências, que inclui o zagueiro Welinton, os volantes Rosinei e Germano e o atacante Geraldo. Fora este último, a serviço da seleção de Angola, todos estão machucados. Não dá para ficar lamentando muito os desfalques. Tem que dar moral para aquele que o Marquinhos escolher, falou Alex.

Para remontar o Coritiba, o técnico Marquinhos Santos tem duas opções. A primeira, mais cautelosa, incluiria dois volantes – as opções são Gil, Baraka e Sérgio Manoel – e uma formação no 4-4-2, com Robinho e Alex como meias e Joel e Martinuccio como atacantes. A segunda, teoricamente mais ofensiva, prevê a entrada de um volante e um meia-atacante (no caso, Elber). Por ora, o treinador faz mistério.

Adversário

Há dois jogos sem derrota, o Goiás tenta ampliar a série invicta neste sábado contra o ameaçado Coritiba. Nas duas últimas rodadas, o time venceu o Figueirense (1 a 0) e empatou com o Vitória (2 a 2). Mas o meia Esquerdinha pregou cautela. Eles estão motivados, ganharam duas partidas seguidas, para enfrentar eles é mais difícil, mas temos que no impor dentro do Serra Dourada, disse ele. O técnico Ricardo Drubscky (ex-Atlético) vai repetir a equipe titular da última rodada. 

 

Goiás x Coritiba

Goiás

Renan; Tiago Real, Jackson, Pedro Henrique e Léo Veloso; Amaral, David, Thiago Mendes e Esquerdinha; Erik e Samuel. Técnico: Ricardo Drubscky.

Coritiba

Vanderlei; Norberto, Luccas Claro, Leandro Almeida e Carlinhos; Baraka (Gil), Sérgio Manoel, Robinho e Alex; Joel e Martinuccio. Técnico: Marquinhos Santos

Árbitro: Flávio Rodrigues Guerra (SP)

Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia, sábado, às 18h30