A 7ª edição do Torneio Sul-Americano de Arremesso de Celular, em Foz do Iguaçu, tem um novo recordista para a prova. Com a distância arremessada de 102,03 metros, o comerciante José Bonfin Júnior superou em cinco metros a antiga marca que havia sido registrada em 2011. O vencedor ganhou um pacote turístico para Porto Seguro, na Bahia.

Na 6ª edição do Campeonato de Notebook, o grande vencedor foi Diogo Carlin, com 32,22 metros, seguido de Calisto JR, com a marca de 26,28 metros e em 3°, Jacson Silvestre, com 25,47 Metros. Ao todo foram entregues R$ 20 mil em prêmios. Os dois eventos aconteceram neste domingo, 12, no Gramadão da Vila A.

As competições registraram recorde também no número de participantes, quantidade de lixo eletrônico e volume de alimentos arrecadados. As duas disputas reuniram 499 participantes. Pessoas de todas as idades participaram das provas. Dona Geralda, de 91 anos de idade, mostrou muita disposição.

Disputa acirrada
Não foi fácil garantir o primeiro lugar no arremesso de celular. A disputa foi acirrada. Para garantir a viagem com a namorada Katlen Morgertho para Porto Seguro, na Bahia, o recordista teve que esperar até o final. Dez minutos antes de finalizar a prova, o vencedor de 2013, o vigilante de carro forte Cícero Aparecido Wur, arremessou o aparelho a uma distância de 101,36 metros.

O novo recordista comemorou. No finalzinho, achei que iria perder. Não tinha treinado, mas a partir de agora quero participar todos os anos. Vou treinar para quebrar meu próprio recorde, prometeu.

O terceiro colocado foi Selvino Dreher, com a marca de 89,24 metros

Inscritos
O número de inscritos atingiu a expectativa da comissão organizadora. Durante todo o dia, 499 pessoas fizeram seus celulares e notebooks voarem sobre o Gramadão. Entre elas, dezenas de meninos e meninas que aproveitaram o domingo para comemorar o Dia das Crianças arremessando aparelhos e participando das atividades no Gramadão. Adorei passar a tarde brincando. Meu celular velho foi para os ares, disse Igor Martinelli, de 6 anos.

O evento quebrou também recordes de arrecadação de lixo eletrônico. Cerca de 2 toneladas de aparelhos eletrônicos velhos foram entregues durante o torneio. Agora, esse material será separado, desmontado, descontaminado e enviado para reciclagem. Esse material precisa ser reciclado e ter uma destinação correta, do contrário, contamina rios e solo, causando doenças, comentou o engenheiro ambiental Cassiano Comimetti, da empresa iguaçuense Krefta Tecnologia em Serviços.

A quantidade de alimentos arrecadados também foi superior a de anos anteriores. Foram 4 toneladas. Selecionamos seis entidades para doar os alimentos. São crianças e idosos, que precisam de cuidados e alimentação adequados, disse Miré Balotin, do Rotary.

Confraternização
O torneio, que começou para comemorar o aniversário da Segurança Empresarial da Itaipu, ganhou o mundo. Competição semelhante só ocorre na Finlândia. Nossa proposta era confraternizar e conscientizar a comunidade
sobre a importância do descarte adequado dos celulares velhos e da proteção do meio ambiente, mas o evento cresce e ganha mais adeptos a cada edição, disse o coordenador do evento, Gabriel Antônio Campos Neto, da Divisão de Planejamento e Atividades Especiais, da Itaipu Binacional. A Segurança Empresarial de Itaipu completou 40 anos no dia 3 de outubro.

Resultados

Confira os resultados do 7ºTorneio de Arremesso de Celular.

Classificação Geral feminina

1º Lorona May – 39,97

2º Isabela Garcia – 38,05

3º Ivani da Silva, 37,66

Maculino Juvenil

1° Adson Rancolto – 37,37

2º Nathã de Oliveira Chaeffer – 36,23

3º Henrique Olezini  – 33,78

Feminino Juvenil

1ª Fernanda Oliveira – 35,41

2º  Lara de Lima – 23,9

3º Maria Louize – 20,25