SÃO PAULO, SP – Na quinta-feira (16), a Apple vai realizar um novo evento em sua sede, em Cupertino, na Califórnia. “Já faz muito tempo”, dizia o convite enviado à imprensa na semana passada. A frase pode ser uma brincadeira: os últimos grandes anúncios da empresa (iPhone 6, iPhone 6 Plus e Apple Watch ) foram feitos há pouco mais de um mês. É mais provável, no entanto, que ela se refira ao iPad.Os modelos do tablet costumam ser lançados nesta época, e faz um ano desde que atualizações foram apresentadas.

IPADS

A Apple deve anunciar na quinta novas versões do iPad “grandão” (9,7 polegadas) e do iPad mini (7,9 polegadas). Fotos vazadas por um blog vietnamita mostram um “iPad Air 2” mais fino e com o leitor de digitais inaugurado pelo iPhone 5s, em 2013. Além disso, os rumores também dão conta de uma versão dourada do tablet. O iPad mini também deve se beneficiar dessas características e recursos.

APPLE PAY

Um memorando interno da loja Walgreens, vazado na semana passada e obtido pelo site “MacRumors”, indica que a estreia do serviço de pagamento da Apple pode ocorrer em breve. No comunicado, a empresa pede para que os funcionários se preparem para o lançamento do Apple Pay em 18 de outubro. Disponível inicialmente nos EUA, o Apple Pay guardará informações de cartões de crédito no app Passbook e permitirá pagamentos em diferentes estabelecimentos comerciais.

OS X YOSEMITE

Há indicativos de que o novo sistema operacional da Apple está em sua fase final de testes. Anunciado em junho, o OS X Yosemite sofreu alterações e ganhou recursos. Compartilha do estilo simples e colorido do iOS 8 e permite atender ligações e acompanhar mensagens de texto no Mac. Conta ainda com o iCloud Drive, serviço de armazenamento na nuvem para todos os seus aparelhos da Apple.

IMACS

A Apple pode ainda levar sua tela Retina aos computadores pessoais. De acordo com o site “9to5Mac”, a nova linha de iMacs teria monitores de pelo menos 27 polegadas. O analista Jack March diz que os displays ofereceriam a resolução 5K (5120 pixels x 2880 pixels).

IPOD TOUCH?

Já faz muito tempo também que o último modelo de iPod Touch foi anunciado. Não há atualizações desde outubro de 2012. Talvez a frase no convite se refira a ele. Se lançado, deve vir com especificações que mais se assemelham à geração anterior de iPhone, como de costume, segundo aponta Ewan Spence, colaborador da “Forbes”. Em setembro, logo depois anunciar os novos iPhones, a Apple encerrou de vez as vendas do iPod Classic, aposentando o aparelho.